scorecardresearch ghost pixel



Como melhorar a sua digestão: 5 atitudes que ajudam o organismo

A alimentação é fator indispensável para o metabolismo humano, mas para que tudo funcione bem é preciso ter um sistema digestório saudável.



Conforme especialistas em saúde, além de ter o cuidado devido ao selecionar os alimentos, é preciso adquirir alguns hábitos que ajudam a manter a saúde do sistema digestivo. Continue nos acompanhando para descobri-los!

Veja também: 7 alimentos que quase nunca estragam e podem ser guardados por muitos anos

O sistema digestório

O sistema digestório é a composição de vários órgãos, cada um cumpre um papel importante após a ingestão dos alimentos. O conjunto de órgãos que compõem o sistema são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Dentre os problemas de saúde mais conhecidos que afetam o sistema digestório, estão:

  • Gastrites
  • Úlceras
  • Câncer de estômago e esôfago
  • Câncer colorretal
  • Síndrome do intestino irritável
  • Distúrbios associados a intolerância e alergias alimentares.

Veja quais atitudes você pode tomar para melhorar o processo digestivo e evitar o surgimento de problemas de saúde.

Como melhorar a sua digestão em 5 passos

1 – Aderir uma dieta equilibrada

Não dá para pensar em sistema digestório saudável sem mencionar a importância na seleção dos alimentos consumidos regularmente.

Vale mencionar, que o estômago e o intestino são os primeiros órgãos a sentir qualquer efeito ruim causado pela má alimentação. Então, comer alimentos saudáveis vai ajudar a manter a saúde gastrointestinal em dia. Outra dica importante, é manter a hidratação correta do organismo. A água facilita o transporte dos nutrientes para o interior das células e facilita a digestão.

2 – Mastigue devagar e muito bem os alimentos

Devido a correria do dia a dia, é comum deixar de lado esse bom hábito que é mastigar bem os alimentos. Certos desconfortos estomacais podem ser evitados apenas fazendo a mastigação correta, isso ajuda na digestão, já que o processo de digestão começa na boca, através das enzimas presentes na saliva, por que não a fazer corretamente.

3 – Coma sentado

Não importa quão cheio é sua rotina, na hora de se alimentar busque fazer disso um momento de bem-estar e de descanso, procure sentar-se neste momento. Pesquisas destacam que realizar a refeição de maneira sentada contribui para melhor absorção dos nutrientes. 

4 – Caminhe após as refeições

Poucas pessoas conseguem fazer isso, caminhar depois do almoço facilita a digestão e absorção dos nutrientes, também evita refluxo estomacal além de ser bom controle dos índices de glicose no sangue.

5 – Dormir virado para o lado esquerdo

Há evidências científicas de que a posição em que se dorme influencia na digestão. Dormir virado para o lado esquerdo favorece o processo digestivo, diminuindo a ocorrência de refluxo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário