Quais são as fontes de dinheiro ‘esquecido’? Saiba onde procurar

Brasileiros deixam de sacar bilhões de reais em benefícios e outros tipos de recursos. Descubra onde eles estão.



Muita gente não sabe, mas está perdendo a chance de sacar uma boa quantia para reforçar as finanças neste início de ano. São milhares de trabalhadores e correntistas de bancos com dinheiro “esquecido”, mas que não conhecem as fontes desses recursos.

Leia mais: MEIs com dívida no INSS podem ficar sem o auxílio-doença; regularize-se já

Segundo o governo federal, cerca de 400 mil trabalhadores deixaram de sacar R$ 364 milhões pagos no ano passado. Já o Banco Central criou um sistema para facilitar a devolução de valores que pertencem a clientes de instituições financeiras.

Se você quer descobrir se tem direito a parte dessa bolada, confira três fontes de dinheiro esquecido para achar grana perdida por aí.

Abono PIS/Pasep

O abono salarial PIS/Pasep é pago aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e cumprem alguns requisitos, como ter trabalhado por pelos menos 30 dias no ano. Em 2022, mais de 400 mil pessoas não resgataram milhões de reais liberados, sendo que o limite é de um salário mínimo por empregado da iniciativa pública ou privada.

A consulta desses valores pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. Se houver quantias disponíveis, o cidadão terá que aguardar até o início do próximo calendário, previsto para fevereiro, para realizar o saque.

SRV

O Sistema Valores a Receber (SVR) é uma plataforma criada pelo Banco Central para facilitar a consulta e resgate de recursos deixados em instituições financeiras. Segundo a autarquia, ainda existem R$ 4,6 bilhões a serem devolvidos para 34 milhões de beneficiários.

A segunda fase de resgates deve retornar em breve, mas ainda não há data marcada. Para acompanhar o retorno, acesse o site do SRV.

Cashback

A terceira e última fonte de dinheiro esquecido é o cashback. Muita gente tem o benefício disponível, mas não sabe disso ou simplesmente se esquece de usar. Antes de fazer uma compra, verifique se o próprio estabelecimento ou se o banco emissor do seu cartão tem alguma promoção que oferece parte do dinheiro de volta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário