Quer saber como a salsicha é feita? Prepare-se para o que vai descobrir

Talvez você não olhe para um cachorro-quente do mesmo jeito depois de saber como a salsicha é feita, ou melhor: do que ela é feita.



A salsicha é um dos alimentos industrializados que mais desperta uma certa curiosidade nas pessoas. Todo mundo já ouviu falar que ela pode levar alguns ingredientes duvidosos em sua composição. No entanto, até que ponto isso pode ser verdade ou não? Compensa entender um pouco mais sobre o assunto.

Veja também: Pela sua saúde: NÃO cometa o erro de lavar a carne antes de cozinhá-la

Do que é feita a salsicha, afinal de contas

Neste texto, vamos abordar a composição da salsicha comum, comprada nos mercados e produzidas pelas grandes marcas de embutidos do país. Isso porque existem alguns alimentos prêmio que levam ingredientes nobres e são bem mais caros do que os populares.

Quando pensamos na produção de carnes industrializadas, é importante lembrar que existem vários componentes que sobram no processo. Entre eles estão cartilagem, gorduras, algumas vísceras e miudezas. São partes menores que não acompanham as costelas, peitos, coxas, lombos etc.

Esses “subprodutos” não são descartados. Eles podem ser reaproveitados para muitos fins, inclusive o da produção de salsicha.

Alimento conta com aparas de carne

O conselho nacional de salsichas e linguiças dos Estados Unidos diz que esses alimentos podem ser feitos com aparas de carne. Segundo os dados da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), das Nações Unidas, “os materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”.

Por conta do processo, essas sobras de carne podem conter bactérias e isso leva à necessidade de cozinhar a salsicha antes de embalar para a venda. Esse pré-cozimento é feito normalmente a temperaturas entre 65°C e 90°C.

Vale destacar que esse procedimento é feito com boa parte dos embutidos e processados, como mortadelas, por exemplo. Todos eles são feitos a partir da emulsão da carne, ou seja, de uma pasta cozida feita com todas as aparas que foram mencionadas antes. Vale lembrar que elas ainda levam alguns aditivos químicos, como aromatizantes, conservantes, corantes, entre outros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário