scorecardresearch ghost pixel



Bactérias boas podem aliviar o mau hálito (e não é efeito placebo)

Também conhecido como halitose, o mau hálito pode ser combatido com outras bactérias encontradas em alimentos. Veja quais são eles.



Identificar se você está com mau hálito é importante para evitar ao máximo situações embaraçosas, especialmente quando se está continuamente à frente de outras pessoas, como nos locais de trabalho, durante encontros e palestras. É, portanto, crucial detectar qualquer sinal de halitose e tomar ações imediatas, procurando prevenir a sua ocorrência ou pelo menos reduzi-la.

Veja também: Inacreditável! Potes de tempero podem acumular mais bactérias do que lixeiras

O diagnóstico é o primeiro passo 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% da população mundial sofre de halitose, que tem um grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos, influenciando as relações pessoais e as oportunidades profissionais.

Ela também pode reduzir a autoestima de um indivíduo, tornando-se uma fonte de ansiedade. Lembre-se que muitas vezes a condição não é detectada por pessoas próximas ao indivíduo e tem sido um distúrbio difícil de diagnosticar.

Bactérias contra o mau hálito 

Algumas das bactérias boas incluem Lactobacillus e Bifidobactérias. E olha, não é efeito placebo, hein. Estas duas bactérias podem ajudar a manter o pH da boca em um nível adequado, o que ajuda a evitar a decomposição dos restos alimentares e das células mortas da boca.

Esta ação leva ao acúmulo de microorganismos e à produção de sulfeto de hidrogênio, que é responsável pelos odores desagradáveis. Alimentos como iogurte, kefir e leite fermentado ajudam a melhorar a saúde bucal e a reduzir a halitose. 

Outros hábitos que devem ser observados 

  • Pratique uma boa higiene bucal. Escove seus dentes duas vezes por dia e use fio dental pelo menos uma vez por dia. 
  • Troque sua escova de dentes regularmente. Recomenda-se trocar a cada três meses. 
  • Use antissépticos bucais. 
  • Abaixe o consumo de alimentos ricos em açúcar. 
  • Beba muita água. 
  • Mastigue pedaços de hortelã-pimenta para refrescar o hálito. 
  • Beba algumas xícaras de chá verde para refrescar o hálito. 
  • Pare de fumar. 
  • Evite alimentos com alto teor de condimentos e temperos. 
  • Visite seu dentista regularmente para manter suas gengivas saudáveis.

É importante considerar uma visita ao médico caso o problema persista, porque a halitose pode ser resultante de várias doenças. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário