Quer uma nova linhagem? Veja se dá para criar um sobrenome para seu filho

Muitos pais querem inovar ao registrar os seus filhos colocando um sobrenome diferente. Afinal, é possível criar um só para a criança? Veja!



Alguns pais querem colocar um novo sobrenome nas crianças, seja para inovar ou porque gostam de um que não pertence a nenhum dos dois. Criar algo assim especialmente para os filhos não é possível. Isso porque uma lei estabelecer que os filhos só podem receber os sobrenomes dos pais, visto que eles têm uma função social.

Leia mais: 2° via da Certidão de Nascimento: Saiba o passo a passo para a emissão

Este termo em nossa certidão de nascimento é considerado um fator de estabilidade e também oferece ao Estado a segurança e facilidade de identificar um cidadão, uma vez que ele pode indicar de qual família o indivíduo faz parte.

Os sobrenomes podem ser modificados legalmente em alguns casos. Pode ser por meio de casamento, divórcio, erro de grafia, adoção legal ou um novo matrimônio. Há sempre a possibilidade de colocar um sobrenome não pertencente aos pais, pois isso foi aprovado em 2022.

Com a alteração da lei, os pais podem adicionar sobrenomes de avós ou bisavós aos registros dos filhos, desde que haja documentos que comprovem a ascendência. A partir disso, a Justiça até permite que a própria pessoa também possa incluir o sobrenome de outros antecedentes em seu RG.

E os famosos com os prenomes?

Mesmo que a troca tenha um impedimento legal no Brasil, a Lei nº 9.708/98 permite que o primeiro nome seja substituído por um apelido. Além disso, também é possível adicionar um nome como prenome. Dessa forma, é possível fazer com que um apelido se torne parte do seu registro.

Este é o caso de muitos famosos brasileiros, como o atual presidente da República, que adicionou o seu apelido “Lula” ao seu nome oficial. Com isso, o político passou a se chamar Luiz Inácio Lula da Silva. Outro caso conhecido no país é o da Xuxa, que também adicionou o seu apelido ao nome: Maria da Graça Xuxa Meneghel.

Se isso te interessou, saiba que a inclusão do prenome deve acontecer por meio de um processo administrativo, contando com a presença de testemunhas para comprovar que o indivíduo é realmente conhecido pelo apelido.

Por fim, para alterar ou incluir um sobrenome ao seu nome, é necessário solicitar a alteração em um cartório. Caso o pedido não se enquadre em uma das situações previamente estabelecidas por lei, será preciso entrar com uma ação de retificação de registro público.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário