scorecardresearch ghost pixel



Receita abre HOJE consulta para lote residual do IR; veja se você recebe

A Receita Federal liberou a consulta aos valores da restituição do Imposto de Renda 2022. Depósitos serão feitos em 31 de janeiro.



O lote residual do Imposto de Renda de 2022 está disponível para consulta desde às 10h de hoje (24). De acordo informações divulgadas pela Receita Federal, mais de R$ 368 milhões serão repassados para 136.565 contribuintes no dia 31 de janeiro.

Leia mais: É verdade que quem ganha um salário mínimo precisa declarar Imposto de Renda?

Desse montante, R$ 199.291.762,86 são destinados para contribuintes que possuem prioridade legal, sendo distribuídos entre idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, além de pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas ligadas ao magistério.

Além disso, 103.955 contribuintes não prioritários também serão contemplados com o crédito bancário.

Como consultar a restituição?

Para descobrir se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Assim, a página irá apresentar orientações e canais de prestação do serviço, sendo possível realizar uma consulta simplificada ou completa da declaração.

Caso alguma pendência seja identificada na declaração, o contribuinte pode retificar a mesma, corrigindo as informações que estejam erradas. Além disso, a Receita disponibiliza seu próprio aplicativo. Por ele, é possível consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de algum CPF diretamente nas bases do órgão.

Pagamento é realizado por depósito bancário

O pagamento dos valores da restituição do Imposto de Renda serão depositados na conta bancária informada pelo contribuinte em sua declaração, seja de forma direta ou por indicação da chave pix. No entanto, caso o crédito não for realizado por algum motivo, os valores estarão disponíveis para saque por até um ano o Banco do Brasil.

Dessa forma o cidadão deverá reagendar o crédito dos valores de modo simples e rápido pelo site do Banco do Brasil, pela Central de Relacionamento do BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou pelo 0800-729-0001 (demais localidades). Já para os contribuintes que possuam alguma deficiência auditiva, o telefone é o 0800-729-0088.

Caso o contribuinte não realize o saque do valor de sua restituição dentro do prazo estabelecido, ele deverá solicitar a retirada do mesmo por meio do Portal e-CAC. Assim, basta clicar no menu “Declarações e Demonstrativos”, em seguida em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário