Saiba como tirar a CNH sem pagar NADA em 2023

Processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é gratuito para alguns cidadãos. Saiba mais.



O acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda é um pouco limitado para os brasileiros de baixa renda. Em alguns lugares do Brasil, o processo para tirar o documento pode custar até R$ 3 mil, o que impede que muita gente consiga a habilitação.

Leia mais:Atenção: quem plastifica a CNH está cometendo um crime?

Para ampliar essa oportunidade para mais cidadãos, os governos estaduais oferecem carteiras de motoristas gratuitas para a população. O programa CNH Social atende brasileiros que não têm condições financeiras de arcar com o processo, embora as regras possam variar de acordo com o local onde cada um mora.

Em 2023, com o reajuste generalizado dos preços, o documento deve ficar ainda mais caro. Por isso, se você tem interesse em tirar o seu de graça, veja como funciona o programa.

Sobre a CNH Social

A habilitação é importante para ampliar o acesso de muitos brasileiros à educação, cultura e, principalmente, emprego. Saber dirigir abre uma série de oportunidades de trabalho que algumas pessoas não têm.

Conforme mencionado, as regras para participar do programa CNH Social variam de acordo com o estado onde o cidadão vive. Para conhecer as exigências, o ideal é acessar o site ou procurar uma unidade do Departamento de Trânsito (Detran) da região. Contudo, alguns requisitos são bastante comuns, como:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Estar desempregado há pelo menos um ano;
  • Ser aluno de rede pública de ensino (modalidade estudante);
  • Ser beneficiário de programa social.

Onde está disponível?

Nem todas as unidades federativas aderiram ao programa que oferece a habilitação gratuita à população, mas ele existe em muitas delas. Os estados onde a CNH Social está disponível são: Goiás, Maranhão, Amazonas, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Roraima, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul e também o Distrito Federal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário