scorecardresearch ghost pixel



Se você está neste grupo pode receber até 5 parcelas de seguro-desemprego

O trabalhador demitido pode contar com até cinco parcelas de seguro-desemprego se cumprir todos estes requisitos.



O seguro-desemprego é um benefício pago ao trabalhador de carteira assinada que é demitido sem justa causa. É possível receber até cinco parcelas e contar com o recurso por algum período até conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Veja como ter acesso.

Leia mais: Vai precisar do seguro-desemprego? É bom conhecer as novas regras em 2023

O benefício é pago pelo governo federal durante determinado período até que o trabalhador consiga se organizar e encontrar um novo emprego. É uma garantia de renda mínima para o sustento da família durante esse período. O pagamento é feito por meio da Caixa Econômica Federal.

Cinco parcelas de seguro-desemprego

O valor do seguro-desemprego depende do salário que o trabalhador recebia. A quantidade de parcelas varia de três a cinco, com base no tempo de trabalho.

Para ter acesso às cinco parcelas do auxílio, o trabalhador precisa atender alguns requisitos. No geral, o seguro-desemprego é pago para todo aquele trabalhador que fica desempregado, é demitido sem justa causa e não recebe nenhum outro benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O pagamento não é permitido para quem tem outra fonte de renda. Para receber o dinheiro, a pessoa não pode ter solicitado o seguro-desemprego nos últimos 16 meses.

Para ter direito às cinco parcelas é preciso ter pelo menos 24 meses trabalhados. Quem tem 12 meses de trabalho tem direito a quatro parcelas e quem tem apenas seis meses de trabalho recebe três parcelas de seguro-desemprego.

O valor é de acordo com a média dos últimos três salários antes da demissão do trabalhador. Para pedir o seguro-desemprego é só acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Por lá, o interessado deve procurar pela opção “benefícios”. Em seguida, clicar na parte que indica “seguro-desemprego” e solicitar o benefício. É só seguir todos os passos indicados pelo aplicativo. Para quem não tem acesso à internet, outra opção é entrar em contato pelo telefone 158.




Voltar ao topo

Deixe um comentário