Seguro auto: veja dicas para economizar ao contratar ou renovar

Alternativas como personalizar coberturas, assistências e outras alternativas podem te ajudar a economizar na hora de contratar um seguro auto.



Na hora de contratar um seguro auto para seu carro, pode fazer toda a diferença encontrar alternativas seguras e vantajosas, que deem mais controle ao contratante sem deixar de lado itens importantes para a proteção do automóvel.

Leia também: Projeto de Lei quer liberar FGTS para compra de carros

Com o crescimento das opções de personalização de seguros, tem se tornado cada vez mais relevante entender melhor esse processo, que pode ser bem burocrático e desgastante. Para ajudar, separamos uma lista trazida pela Youse em parceria com a Valor Investe. Veja abaixo.

5 dicas para economizar no seguro auto

1. Tenha um seguro personalizável

Nada melhor para ter mais opções do que um seguro auto personalizável, aquele no qual você consiga escolher quais coberturas essenciais fazem sentido estar na apólice no seu momento de vida. “Se o cliente passa grande parte do dia no trânsito, existe maior probabilidade de colisão ou, dependendo da região, pode haver mais chances de o veículo ser roubado. Se o cliente sair apenas aos fins de semana e o veículo passar grande parte da semana estacionado na rua, o risco de colisão reduz, mas a probabilidade de um furto aumenta”, explica Nícolas Ferrara, gerente de produto da Youse, plataforma de seguros 100% digital.

2. Avalie as coberturas e assistências

Coberturas e assistências são itens complementares, ou seja, dependendo do que você optar, pode aumentar ou diminuir a possibilidade de evitar arcar com custos ou responsabilidades inesperadas. Dessa forma, continua sendo importante avaliar quais situações de risco e necessidades de serviço você está mais exposto e o quanto está disposto a utilizar em caso de imprevistos. Por fim, é importante entender o que cada cobertura oferece.

Por exemplo, se você só roda dentro da sua cidade, uma assistência de guincho com cobertura de 100 quilômetros pode ser suficiente e mais econômica que uma cobertura com deslocamento ilimitado.

3. Considere suas prioridades

As coberturas de roubo e furto e colisão são as mais contratadas e procuradas pois, combinadas, garantem ampla proteção aos clientes no caso de necessidade de reparação ou indenização integral.

Se você prefere apenas ter cobertura para danos que causar a outros bens e se responsabilizar, por conta própria, pelo conserto do seu veículo, cabe uma cobertura apenas para danos materiais a terceiros. A sugestão da Youse é de um valor mínimo de R$ 50 mil de cobertura. Há ainda a de danos corporais”, caso pessoas venham a se ferir no acidente.

4. Classe de bônus

O desconto para quem não aciona nenhuma das coberturas enquanto o seguro estiver ativo é também conhecido como classe de bônus. Em cada seguradora a dinâmica é diferente, mas o desconto é muito comum. Na Youse, por exemplo, o desconto pode chegar a 50% do valor original do seguro.

5. Fique atento(a) aos prazos

Para aproveitar a classe de bônus, você precisa ficar atento aos prazos. Isso porque é necessário realizar a renovação do seguro no período entre 30 dias antes do final do contrato e até 30 dias após o final da vigência.

Dica bônus: acumule pontos

Independente da seguradora contratada, a pontuação da classe de bônus pode ser acumulada até o limite de 10 pontos e o você só perde pontos se acionar a cobertura dentro do período vigente. A cada acionamento de cobertura você perde 1 classe de bônus, dessa forma, dependendo da quantidade de acionamentos, você pode deixar de ganhar o bônus do ano vigente ou até mesmo perder classes acumuladas anteriormente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário