scorecardresearch ghost pixel



Sem ESTE documento na carteira, motoristas podem se dar muito mal

Motorista que circular sem o CRLV pode ser penalizado pelo erro. O documento deve ser emitido todos os anos! Aprenda a garantir o certificado em mãos.



A partir de agora, os cidadãos devem circular com mais um documento para seguir cumprindo as regras de trânsito e evitando problemas. O Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) é emitindo anualmente e comprova a situação regular do veículo. Isto é, que está apto para circular. Sem ele, o motorista pode ser penalizado.

Leia mais: Ainda não pagou o CRLV 2022? Atenção, consequências podem ser graves

A boa notícia é que não é preciso circular somente com a versão física do documento em mãos. A versão digital consegue atender a mesma necessidade durante uma fiscalização. De toda forma, vale ressaltar que para ter o CRLV mais atual, o cidadão precisa ter pagado todos os débitos referentes ao veículo, ou seja, estar em dia.

Motorista pode ser penalizado

Caso haja alguma irregularidade, o documento não é liberado, logo motorista pode ser penalizado por estar com o CRLV vencido. Sem o certificado, o entendimento é que talvez o carro não esteja nas devidas condições para circular pelas ruas e que o indivíduo pode colocar as outras pessoas em risco.

Até o ano de 2020, o documento era entregue em casa, no endereço indicado pelo dono do carro; contudo, isso mudou. É justamente por isso que muitas pessoas se esquecem de atualizar a versão. Para circular com a mais recente e evitar contratempos, é importante ter o documento disponível, seja ele físico ou digital.

Para emitir o CRLV, basta baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou ir no site da Secretaria Nacional de Trânsito (SNT). Basta informar os dados do motorista e verificar se o certificado está liberado para ser emitido.

Se houver alguma pendência, como multas ou um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado, é preciso pagar a taxa e só então tentar a emissão. Cada estado tem um calendário de renovação do documento, então é importante ficar atento às datas.

O proprietário do veículo deve acompanhar as atualizações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para ter sempre o certificado na versão mais atual para evitar problemas e multas.

Vale lembrar que o motorista tem que fazer o login com os dados do gov.br no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para seguir com a emissão. Garanta o seu documento para dirigir mais tranquilo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário