scorecardresearch ghost pixel



Sexo frágil? Ciência diz que mulheres trabalham mais do que os homens

A presença feminina vem mudando muitas perspectivas, principalmente em relação à produtividade. Entenda porque isso acontece atualmente.



As empresas mudaram muito de perfil e hoje nos altos cargos estão mulheres que superaram certas barreiras e estereótipos. Se antes as habilidades femininas eram exigidas apenas no campo operacional, hoje os setores estratégicos acompanham o avanço de suas potencialidades. No entanto, cabe fazer um questionamento, por que a mulher tende a trabalhar mais? 

Veja também: Por que não fazer lipo? Gordura pode ser boa em mulheres, diz estudo

Estudos em comunidades chinesas 

Uma pesquisa publicada na Current Biology mostrou que as chinesas trabalham mais que os seus companheiros homens, principalmente após firmarem um matrimônio. Essa situação considera apenas o esforço físico de tarefas externas e não atividades domésticas, que são necessariamente atribuídas ao papel das mulheres, elevando ainda mais essa carga laboral. 

Esforços físicos subestimados 

Levando em conta as características biológicas de cada um, mulheres caminhavam mais de 12 mil passos e homens 9 mil passos. Ambos realizavam bastantes movimentos, mas o gasto energético feminino era muito superior. Dessa maneira os pesquisadores buscaram entender o porquê de esse fenômeno acontecer, assimilando-se a outras populações, até mesmo do ocidente. 

As mulheres estão em desvantagem?

Em várias culturas asiáticas, quando a mulher se casa, precisa se mudar para outra região, começando um novo ciclo. Portanto, longe dos parentes, fica à mercê das decisões familiares do marido, mantendo-se ocupada a maior parte do tempo, evitando demonstrar ingratidão. Até hoje esse estímulo ocorre, evidenciando a falta de participação das matriarcas na organização do lar. 

A emancipação feminina em outros países 

Quando se trata de outros países, principalmente Europa e parte da América, as mulheres conquistaram relativa independência. Porém, ao estabelecer um relacionamento, caso a rotina doméstica não seja bem planejada com o companheiro, também passam a ficar refém de inúmeros compromissos, ficando sobrecarregadas pelo excesso de responsabilidade, trabalhando fora enquanto administram a casa, assumindo jornada dupla. Está aí o motivo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário