O strogonoff é um prato típico da culinária brasileira, que foi criado a partir da mistura de diversos ingredientes. A história do prato é um pouco contestada, mas a maioria dos especialistas afirma que ele foi criado no século 19, pelo chef francês Lucien Olivier. Rapidamente os restaurantes do Brasil começaram a replicar, inserindo elementos típicos e tropicalizados no creme.
Veja também: Receita de 2 minutinhos! Cuscuz de micro-ondas fica macio e molhadinho
A origem do famoso strogonoff em Moscou
Olivier trabalhava no Hotel Metrópole, em Moscou, e criou o prato a partir da combinação de carne bovina, cogumelos, cebolas e um molho especial, que levava creme de leite, mostarda e ketchup. O nome do prato veio da palavra russa “stroganov”, que significa “em fatias”. Portanto, as pessoas costumam mencionar a iguaria de duas formas: “estrogonofe” ou “strogonoff”.
Aprenda a fazer um delicioso strogonoff sem creme de leite
Você vai precisar de:
- 1kg de carne de sua preferência ou frango.
- 2 cebolas.
- 1 vidro de champignon.
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 pote de requeijão.
- 2 pomates picados sem pele e sem sementes.
- 3 colheres de sopa de azeite.
- 2 colheres de sopa de ketchup.
- 100ml de caldo de carne.
Modo de preparo:
- 1º Passo: em uma panela, esquente o azeite para dourar a cebola e os tomates, adicionando a carne em seguida. Deixe cozinhando por 20 minutos.
- 2º Passo: depois que o cozimento estiver mais avançado, verifique o ponto da carne e acrescente o ketchup e o champignon, mexendo até reunir os ingredientes.
- 3º Passo: por fim, adicione o requeijão, misturando bastante para obter uma textura homogênea. Acerte o sal e o tempero antes de desligar o fogo.
- 4º Passo: sirva com arroz e batata palha.
Como você pode perceber, o substituto do creme de leite é o requeijão, que deixa a receita ainda mais saborosa. Os melhores cortes de carne para o preparo são a alcatra e o peito de frango.