As panelas são usadas para cozinhar diversos alimentos e, por isso, ficam expostas a diversas substâncias que podem ser nocivas à saúde. A higienização das panelas é, portanto, de suma importância, no intuito de prevenir contaminações e outros problemas.
Veja também: Batata frita na panela de pressão: fica igualzinha a do McDonald’s
No entanto, o alumínio geralmente atrai muitas partículas que se acumulam ao longo do tempo, dificultando o processo de limpeza que se torna árduo e exige muito esforço.
Utensílios que acabam ficando envelhecidos
Alguns objetos utilizados na culinária são feitos de material metálico, exatamente para durar bastante tempo. Contudo, algumas pessoas reparam que ocorre um embranquecimento, dado o aspecto encardido, que pode não ter relação com a sujeira, mas desperta certo desconforto. Infelizmente, há quem jogue esses itens fora, à procura de outros que possam substituí-los.
A solução para a panela que queimou inesperadamente
Por incrível que pareça, existe solução para panelas queimadas, e não tem apenas uma e sim várias. Ainda que o objeto pareça irrecuperável, há um revestimento na panela que evita a corrosão do metal. Esse mecanismo permite que a crosta não comprometa a estrutura do recipiente. Entre as alternativas de recuperação encontram-se misturas caseiras eficazes.
Veja como salvar suas panelas em poucos minutos
Batata com sal
Corte uma batata no meio, passe um pouco de azeite na parte onde não há casca e acrescente um pouco de sal. Agora use a batata como uma esponja para eliminar a sujeira no fundo da panela, esfregando durante 5 minutos. Depois enxágue com água e se for preciso, repita o processo.
Sal grosso e folha de alumínio
Esta técnica também é simples e eficiente e trata-se de colocar sal na área queimada, retirando-o com papel alumínio. Caso você tenha a bucha do mesmo material, também serve, sendo necessário esfregar por 5 minutos.
Coca-cola
Acrescente 200ml de Coca Cola na panela queimada, ou seja, aproximadamente uma lata. Agora leve ao fogão e deixe em fogo baixo até ferver, quando o recipiente deve ser removido. Em seguida, quando não estiver tão quente, retire o excesso com uma esponja e sabão líquido.
Vinagre branco e bicarbonato de sódio
A clássica dica que não falha é a mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio, que tem várias aplicações na rotina de limpeza. Prepare uma pasta com a mesma proporção das duas substâncias e passe na panela. Deixe agir por 30 minutos, esfregue com uma bucha e lave normalmente.