scorecardresearch ghost pixel



Azeite x óleo: afinal, qual é o mais saudável na hora de cozinhar?

Em geral, o azeite extra virgem é uma excelente opção para temperar a salada, mas algumas pessoas se perguntam se vale a pena tê-lo como gordura principal.



O azeite é o óleo vegetal extraído de frutos oleaginosos, como as azeitonas, sendo um ingrediente típico da culinária mediterrânea, amplamente utilizado na gastronomia. Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, é uma ótima opção para aqueles que buscam uma alimentação mais saudável. Além disso, também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e regular o intestino. 

Veja também: Sua cozinha NUNCA vai cheirar a fritura se você fizer esses truques

Será que vale a pena trocar óleo por azeite? 

Na culinária de determinadas regiões, o azeite é usado para grelhar legumes e carnes, preparar massas e até sobremesas. Essa troca pode ser benéfica e gerar um saldo positivo quanto ao colesterol. Dessa maneira, escolha uma marca de confiança, que esclarece no rótulo a origem da azeitona, além do modo de produção, dando preferência a envasamento no vidro. 

Um estudo promissor e otimista 

O pesquisador da USP (Universidade de São Paulo), José Fernando de Alvarenga, revisou uma série de estudos sobre o azeite. Portanto, descobriu que o alimento é fonte de bioativos e vitaminas que minimizam a perda de nutrientes durante o cozimento. Isso se refere à forma pouco refinada do óleo, pois a substância costuma ser classificada como virgem (não refinado), extra virgem (refinado) e lampante (não refinado e com baixa qualidade). 

Preserve sua saúde mantendo o sabor 

Ao deixar de lado o óleo de soja e outras variações, associando o insumo proveniente das olivas, você reduz seus riscos de ter pressão alta e diabetes. Na presença de uma condição crônica, os sintomas serão reduzidos, afastando o declínio cognitivo, já que combate o envelhecimento das células. Escolher o azeite é uma forma de cuidar da saúde sem abrir mão do sabor. 

Não exceda a quantidade do consumo de gordura 

A quantidade de azeite não deve passar de 15 ml para cada duas xícaras de arroz cru, então é importante ficar atento às medidas. Mesmo que a mistura seja muito melhor que os demais óleos vegetais, exige moderação no consumo. Procure evitar frituras de qualquer tipo, recorrendo a cozimento no vapor, receitas assadas e redução da compra de ultra processados. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário