O Nubank anunciou que um novo recurso será liberado em breve aos seus clientes, permitindo que eles consultem seus saldos de outros bancos por meio do aplicativo da fintech. No entanto, a possibilidade só estará disponível para os clientes que tenham contas vinculadas ao Open Finance.
Leia mais: Quer ter 2 cartões Nubank? Fintech lança adicional para o Ultravioleta Black.
Além disso, a empresa explicou que por ainda estar em fase de testes, a função será liberada inicialmente para 300 mil clientes que fazem parte da NuCommunity. Desse modo, o recurso irá ser disponibilizado gradualmente para os demais clientes ainda no primeiro trimestre desse ano.
Para ter acesso ao recurso, será preciso permitir o compartilhamento de dados com o Nubank das instituições financeiras escolhidas. Vale lembrar que o usuário pode escolher por quanto tempo as informações serão compartilhadas, além de ser possível interromper o compartilhamento de dados a qualquer momento. Atualmente, o Nubank possui mais de 3 milhões de usuários que utilizam o Open Finance.
Open Finance possibilita outros recursos
Para os usuários que ainda não possuem conhecimento, o Open Finance é um sistema de banco aberto, que possibilita que pessoas físicas e jurídicas compartilhem os seus dados com quem quiserem. O sistema foi criado em 2020 pelo Banco Central. O intuito da medida é de facilitar o compartilhamento dos dados e ofertar opções financeiras adequadas as possibilidades do usuário.
Dessa forma, os dados são compartilhados por meio de conexões seguras e certificadas. Assim, a troca de informações acontecem de acordo com as obrigatoriedades definidas pelo Banco Central, para garantir a segurança dos dados dos clientes.
No caso do Nubank, os usuários podem receber notificações sobre contas vinculadas ao mesmo CPF que tenham entrado no cheque especial. Com isso, os clientes que tiverem saldo na conta do Nubank podem transferir o valor necessário para reduzir os custos cobrados pelo cheque especial e evitar maiores dívidas.