Tem o costume de reutilizar a garrafinha de água mineral? Pare com isso!

Quem nunca reutilizou a garrafinha de água inúmeras vezes que atire a primeira pedra. Mas a dica é deixar esse hábito de lado, viu. Há riscos!



Garrafas de refrigerante, água mineral e outros recipientes são amplamente disponibilizados, tornando-se uma maneira prática de guardar outros conteúdos. Sendo assim, é comum encontrar essas embalagens na cozinha dos brasileiros. No entanto, parte dos especialistas de saúde alertam que essa medida recorrente pode implicar certos riscos para a saúde. 

Veja também: Beber água com estômago vazio pode mudar sua vida; veja 9 benefícios

A composição das garrafas de água 

As garrafas de plástico são as mais comuns hoje em dia, podendo ser feitas de diferentes tipos de plásticos, tais como PET, PE-HD, PE-LD, que são bastante resistentes à quebra e à pressão e que dão aos reservatórios uma forma maleável. Além disso, elas apresentam estruturas leves e impermeáveis, com a possibilidade de serem recicladas em um sistema de logística reversa.

Conheça os riscos de reutilizar garrafa de água mineral 

Pode aumentar o risco de contaminação 

Se a garrafa não for higienizada corretamente, bactérias podem se proliferar, elevando o risco de contaminação. Esse descuido gera viroses e outras doenças mais graves, então fique atento ao reuso de materiais, principalmente quando essa atitude está ligada à falta de limpeza. 

Produtos químicos residuais no plástico

Conforme foi visto, as garrafas são feitas à base de policarbonato que podem liberar o aditivo Bisfenol, também conhecido como BPA. Dependendo das reações químicas por causa do ambiente, seja por calor ou associação com outros reagentes, o material se torna um potencial contaminante. 

Substâncias tóxicas que se acumulam

Infelizmente, mesmo lavando, determinados plásticos acabam liberando cada vez mais substâncias tóxicas na medida em que interagem com outros produtos. Não é diferente quando se trata da embalagem de água, então quanto mais você usa, maior serão as quantidades de plástico liberadas. 

Se a sua intenção é poupar o meio ambiente reutilizando as embalagens, considere realizar o descarte dos resíduos da forma correta. Dessa maneira, a coleta seletiva consegue destinar o material para que ele seja aproveitado de forma segura. Ao reutilizar itens de plástico inúmeras vezes você acaba colocando sua saúde em risco, desconsiderando os efeitos de elementos desconhecidos que circulam diretamente na sua corrente sanguínea.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário