Os trabalhadores que perderam o prazo para o saque do PIS/Pasep que terminou em 29 de dezembro de 2022 devem aguardar uma nova rodada de liberação por parte do governo federal. Apesar de os valores continuarem disponíveis, é preciso seguir o calendário de repasse. Veja como consultar e pedir o dinheiro numa nova oportunidade.
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O trabalhador precisa abrir um recurso a partir do dia 15 de fevereiro para receber o abono salarial que já teve o repasse encerrado. Só assim poderá receber o valor em 2023. Mas o recurso administrativo no Ministério do Trabalho passará por análise em relação ao pagamento referente ao ano-base 2020.
PIS/Pasep para os trabalhadores que perderam o prazo
O prazo para entrar com recurso terá início na mesma data em que o governo federal começará a pagar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2021. Depois de dar entrada no pedido de recurso, o Ministério do Trabalho vai analisar o caso e definir se libera ou não o dinheiro para o trabalhador no mês seguinte.
O abono salarial fica disponível por até cinco anos depois do fim do prazo regular. Então, quem não sacou ainda tem mais algumas oportunidades. A questão é que precisará seguir os calendários, já que o dinheiro não fica disponível quando o trabalhador 100% do tempo.
Por exemplo, quem não sacou o PIS/Pasep em 2022 tem até 2027 para solicitar o dinheiro. O pedido tem que ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo ou por e-mail.
Como sacar o PIS/Pasep “esquecido”?
Basta procurar uma agência do Ministério do Trabalho ou ainda entrar em contato pelo telefone 158. Há ainda a opção de ter acesso pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Quem optar por enviar um e-mail deve ser para o endereço eletrônico: trabalho.uf@economia.gov.br. No lugar da sigla UF tem que colocar a do estado onde mora.
Depois disso, o Ministério do Trabalho terá até 30 dias para dar um parecer se irá ou não liberar o dinheiro fora do prazo para o trabalhador.