scorecardresearch ghost pixel



Como tirar sua Carteira de Trabalho digital rapidinho

Tenha mais facilidade e diminua o peso dentro da sua pasta de documentos. Aprenda agora como tirar sua Carteira de Trabalho digital de modo fácil e rápido pela internet.



Andar com uma carteira recheada de documentos é coisa do passado. Embora seja possível manter os papéis impressos no bolso, a maior parte das identificações pessoais já pode ser obtida de forma digital e carregada pelo celular. Um dos documentos que entra nessa modalidade é a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Hoje, dá para emitir sua Carteira de Trabalho digital; aprenda como fazer isso agora mesmo.

Veja também: Benefício tem prazo para ser pago ao contribuinte?

O que é a Carteira de Trabalho digital?

O aplicativo CTPS é o responsável por emitir a versão da Carteira de Trabalho digital do cidadão. Não se preocupe quanto à fidelidade do documento, pois todas as informações são iguais às da carteira física tradicional.

Nela estão seus registros trabalhistas, contratos de atividade profissional e o número do PIS/Pasep. Ou seja, tudo o que estava na sua carteirinha física estará também na versão virtual.

Vale destacar que o documento é necessário na hora de conseguir um emprego formal no Brasil. Através dele, o cidadão pode ter acesso à contratação mediante a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Em outras palavras, a Carteira de Trabalho é indispensável para ter acesso a uma série de benefícios e garantias ao trabalho.

Trabalhadores formais e registrados podem acessar benefícios específicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo. Além disso, a contratação dá acesso a férias remuneradas, 13º salário, licenças, afastamentos, seguro-desemprego etc.

Como tirar a Carteira de Trabalho digital

Basta se cadastrar no site do governo Gov.br para ter acesso ao sistema e conquistar a sua Carteira de Trabalho digital. Desde 2019 a versão virtual do documento está disponível e tem sido utilizada pela maior parte das empresas no Brasil. Aliás, vale destacar que a CTPS digital tem o mesmo valor que o documento tradicional impresso.

Passo a passo para tirar sua Carteira de Trabalho digital:

  1. Acesse o portal do governo: gov.br e clique em “Criar sua conta”;
  2. Forneça todas as informações solicitadas;
  3. Escolha uma forma de ativação (SMS ou e-mail);
  4. Acesse o e-mail ou SMS para criar uma senha e ativar a conta;
  5. Baixe o app CTPS digital;
  6. Faça login;
  7. Siga as instruções e pronto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário