Para a felicidade de muitos brasileiros, o primeiro feriado prolongado de 2023 está próximo! E ao contrário do que muitos pensam, o primeiro feriado longo não será o Carnaval nos dias 20 e 21 de fevereiro, pois as datas são consideradas como ponto facultativo, situação que não obriga que as empresas a liberar os seus colaboradores.
Leia mais: 2023 pode ter mais três dias de folga: novos feriados nacionais em pauta no Congresso
Trabalhadores poderão descansar
Além do Carnaval, há também a Quarta-feira de Cinzas em 22 de fevereiro. O primeiro feriado será na Sexta-feira Santa ou na Paixão de Cristo, que acontecerá no dia 7 de abril. Ademais, o feriado de Tiradentes em 21 de abril também irá cair em uma sexta-feira, gerando dois feriados prolongados só em abril.
Os feriados são folgas determinadas por lei para a maioria dos trabalhadores, com exceção apenas de profissionais plantonistas, como médicos, enfermeiros e jornalistas. Já em relação aos pontos facultativos, a liberação dos funcionários irá depender exclusivamente da vontade ou necessidade da empresa.
Feriados nacionais em 2023
Este ano será repleto de feriados prolongados, que cairão nas sextas, nas segundas e até mesmo nas quintas-feiras. Com isso, os trabalhadores conseguem ter mais tempo para descansar e aproveitar as viagens com toda a família.
De acordo com o calendário de feriados divulgados pelo Governo Federal, é possível verificar quais serão as folgas do ano todo, inclusive quais são os pontos facultativos. Vale ressaltar que eles ficam a critério dos estados e dos municípios, seguido também pelo critério das empresas.
Dessa forma, os feriados e as folgas opcionais de 2023 são:
- 20 de fevereiro (segunda): Carnaval (ponto facultativo);
- 21 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo);
- 22 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
- 7 de abril (sexta): Sexta-feira Santa;
- 21 de abril (sexta): Tiradentes;
- 1º de maio (segunda): Dia do Trabalho;
- 8 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo);
- 7 de setembro (quinta): Dia da Independência do Brasil;
- 12 de outubro (quinta): Dia de Nossa Senhora Aparecida;
- 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
- 2 de novembro (quinta): Dia de Finados;
- 15 de novembro (quarta): Proclamação da República;
- 25 de dezembro (segunda): Natal.