Um futuro sem sabão de lavar roupas: é o que cientistas estão dizendo

Já tentou lavar roupa com outros produtos, menos usando o sabão? Um estudo científico propõe essa abordagem que está dando o que falar.



Na casa das pessoas, o sabão em pó ou líquido para lavar roupas é um item obrigatório, buscando facilitar as tarefas domésticas. Basta uma dose desses produtos na máquina de lavar e todas as peças saem perfumadas e limpas. No entanto, será que esses itens exclusivos de lavanderia são realmente necessários, dado que a força da água consegue eliminar sujidades? 

Veja também: Roupa branca amarelou? Calma, receita MILAGROSA vai deixá-la novinha

Um estudo muito promissor para o público sustentável 

As análises envolvendo a lavagem de superfícies utilizando água purificada, com sal ou destilada, foram publicadas no prestigiado Journal of Colloid and Interface Science. O objetivo principal dos pesquisadores era observar se a aceleração das partículas do líquido seria suficiente para remover a sujeira e higienizar os tecidos, dispensando o uso de substâncias químicas. 

Outras alternativas naturais vêm surgindo no ambiente doméstico 

Muitos recursos têm se apresentado como alternativas aos produtos químicos e suas formas de lavar roupas. Para esta ação, é possível usar vinagre, bicarbonato de sódio, água oxigenada, sal, água morna e limão, que ajudam a limpar as manchas mais difíceis, reduzindo o esforço exigido nesse tipo de atividade, mostrando-se um método igualmente eficiente. 

Aproveitando os benefícios dos eletrodomésticos mais modernos 

Lembrando que a própria máquina de lavar apresenta um sistema de centrifugação que garante essa higienização completa, combatendo o acúmulo de bactérias. É claro que algumas marcas vêm investindo nas misturas sustentáveis de amaciantes, sabão e removedor de manchas, mas os valores não são tão acessíveis, levando a uma série de restrições. 

Essa alternativa preserva os tecidos e aumenta a durabilidade das roupas

Os produtos de lavanderia geram um atrito nas superfícies, causando desgaste, enquanto apenas a água limpa sem agredir, principalmente itens mais delicados. Depois de lavar a roupa, é importante estimular a secagem para prevenir o mofo e a proliferação de microrganismos. Então pendure em um local arejado, onde não prevaleça ventos fortes e incidência direta de luz solar. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário