Vai chover? Veja onde chove em janeiro e quanta água esperar

Novo corredor de umidade avança pelo país e traz instabilidade a vários estados. Confira a previsão do tempo.



Muitos brasileiros que estão de férias neste começo de ano terão que enfrentar chuvas pelo Brasil. Até metade desta semana, uma frente fria que passa pela região Sul deve provocar instabilidades do norte do Rio Grande do Sul ao interior do Paraná. Ela também leva chuva de moderada a forte para o Mato Grosso do Sul, com volumes que podem superar 70 milímetros.

Leia mais: Feriadões em 2023: país terá ao menos 5 folgas prolongadas; saiba quais

Na segunda metade da semana, o tempo seco predomina na região e o calor deve aumentar para os gaúchos. Em Campanha e na Fronteira Oeste, as temperaturas podem chegar a 40 °C até o fim de semana.

Onde mais chove?

Até a próxima sexta-feira, 6, são esperados volumes de chuva entre 70 e 100 milímetros no meio-oeste da Bahia e no sul do Piauí, do Maranhão e do Tocantins. A água será frequente em todas as demais áreas da região Norte, com a intensidade podendo ficar entre moderada e forte.

Nesta quarta-feira, 4, a frente fria sobe pela costa do Sudeste e volta a intensificar o corredor de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Volumes elevados também estão previstos para pontos de São Paulo, sul de Minas e Triângulo Mineiro, Goiás e Mato Grosso. As temperaturas caem nesses locais, especialmente no interior do Sudeste.

A chuva volta para o Centro-Sul brasileiro a partir do dia 10 de janeiro, concentrando-se especialmente entre a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e o interior do Paraná. No Sudeste e no Centro-Oeste, as instabilidades perdem força e a água começa a cair de forma mais isolada.

Restante do mês

Chove bastante entre o norte de Mato Grosso e o centro da região Norte entre os dias 10 a 16 de janeiro, com possibilidade de até 100 milímetros. Pancadas mais escassas ocorrem no Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro e norte de Minas Gerais e grande parte do interior nordestino no período.

Volta a chover bastante no interior do Nordeste e na região do Matopiba no início da segunda quinzena do mês.

Entre 17 e 23 de janeiro, o tempo fica mais seco na região Sul, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para a metade Norte do país, há expectativa de volumes bastante expressivos de chuva. O padrão se inverte novamente na última semana do mês, com mais água para o Centro-Sul e menos para a região do Matopiba.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário