Tendo dinheiro para investir, existem opções que trazem boa rentabilidade com menos esforço que métodos tradicionais como trabalhos pontuais, vendas de produtos etc. Trata-se da renda passiva, que permite com que o dinheiro se multiplique sem muito esforço. Mais de 150 milhões de americanos têm se beneficiado desse método de uma forma especial.
Leia também: Confira algumas opções de investimentos que prometem retorno mensal
No Brasil, um exemplo popular de renda passiva é o aluguel de imóveis próprios. Nesse método, o proprietário de um imóvel recebe mensalmente uma quantia por alugar a propriedade para outra pessoa.
Um dos problemas é que tanto comprar um imóvel quanto mantê-lo custam caro.
Conheça o segredo de 150 milhões de americanos
Existe uma forma de receber um retorno maior que o de proprietários de imóveis, mas sem se preocupar com os problemas comuns de manutenção. E isso já está sendo feito por 150 milhões de americanos e quase 2 milhões de brasileiros segundo um relatório do mercado FII divulgado pela bolsa de valores brasileira, a B3.
De acordo com esse levantamento, em setembro do ano passado, havia 1,9 milhão de cotistas registrados na B3. Ou seja, quase 2 milhões de brasileiros adeptos ao que os americanos conhecem muito bem: os fundos imobiliários.
É uma forma que investidores encontraram para lucrar com o mercado de imóveis sem gastar todo o dinheiro necessário para comprar um. Nesse método, uma instituição financeira encontra bons imóveis para comprar ou construir e pessoas dispostas a dividir gastos. Depois de construída, a propriedade é alugada e o lucro é dividido entre os cotistas.
O diferencial e motivo de tanto lucro, entretanto, está na forma como elas fazem isso. Todo o trabalho é feito a partir de uma equipe de profissionais capazes de gerenciar capitais de risco na bolsa de valores. Com isso, eles foram em adquirir prédios de escritórios, shoppings e espaços de logística (que abrigam ‘galpões’ de empresas e centros de distribuição de bebidas e alimentos, por exemplo).
Esses imóveis oferecem retornos muito maiores que residências e não possuem inquilinos que exigem tanta atenção do proprietário.
Entre os principais benefícios de investir em fundos de investimentos imobiliários, além da rentabilidade, estão a isenção de imposto de renda e a alta liquidez das cotas.