O aplicativo de geolocalização (GPS) Waze é um dos mais utilizados pelos motoristas do mundo inteiro. Como diferencial, desde o início de sua utilização, ele consegue apontar alguns detalhes do trajeto que outros apps demoraram para incluir ou nunca conseguiram reproduzir. É possível saber onde existem acidentes, radares, catástrofes, obras e até bloqueios. No entanto, uma nova informação foi acrescentada recentemente ainda em fase de testes.
Veja também: Waze disponibiliza voz de assistente de trânsito que imita um zumbi
Qual é a mudança que os motoristas poderão conferir no Waze?
De acordo com as informações divulgadas até o momento, o Waze começou a testar um novo recurso para alertar os usuários sobre áreas com maior risco de acidentes. A informação pode ser conferida na versão beta mais recente do aplicativo.
A sinalização é feita na cor vermelha dentro do trajeto e alerta os motoristas sobre possíveis situações de riscos e que sejam perigosas para as pessoas. O objetivo é aprimorar a experiência dos usuários e prevenir acidentes e acontecimentos trágicos que envolvam os motoristas.
A novidade foi divulgada pelo site Geektime e mostra que a nova função do Waze já está em testes em regiões de Israel, por exemplo.
Como funciona o alerta do Waze?
Assim que o motorista se aproxima de uma área de risco, o Waze envia uma notificação ao motorista a respeito do lugar e dos riscos possíveis. Contudo, se o motorista não quiser receber essa notificação, ele poderá desabilitá-la sempre que preferir.
Contudo, o recurso ajudará bastante a aumentar a segurança de inúmeras pessoas nas estradas e nas cidades espalhadas pelo mundo.
Por enquanto não existe nenhuma data oficial ou sequer um comunicado da empresa. Assim que a fase de testes terminar, o Waze deve se pronunciar a respeito e informar um momento correto para o lançamento desse recurso dentro de sua plataforma.
Vale salientar que o Waze é, ao lado do Google Maps, o app de GPS mais utilizado no Brasil.