O Brasil finalmente começou a receber o recurso WhatsApp Comunidades, lançado no final do ano passado em todo o mundo. Com ele, é possível organizar grupos em estruturas maiores, chamadas de comunidades, e enviar mensagens para até 5 mil pessoas ao mesmo tempo.
Leia também: WhatsApp beta testa novo recurso para fotos e vídeos; saiba qual
Quando foi lançado em outras regiões do mundo, em 2022, o recurso gerou polêmica no nosso país por conta da proximidade com o regime eleitoral. Sendo o mensageiro instantâneo mais popular no Brasil, houve o temor de que a novidade pudesse prejudicar o combate de fakenews eleitorais.
Assim, a empresa acabou preferindo adiar o lançamento para janeiro de 2023. A partir desta quinta-feira (26), o recurso começou a ser liberado.
O que muda com o WhatsApp Comunidades?
Agora, é possível reunir vários grupos sob o mesmo guarda-chuva. A lógica é a mesma dos canais do Telegram mas, no WhatsApp, eles recebem o nome de comunidades.
Com o recurso, é possível adicionar até 50 grupos a uma comunidade. Cada comunidade pode abrigar, assim, até 5 mil pessoas.
Como criar uma comunidade no WhatsApp?
Nem todo mundo tem o recurso, já que ele está sendo liberado aos poucos. Mesmo assim, já existe o passo a passo. Veja:
- No Android vá em “Mais opções” (três pontinhos). Se você usa iPhone (iOS), toque em “Nova conversa”;
- Toque em “Nova comunidade” (no iPhone, você ainda deve clicar em “Começar”, depois);
- Adicione o nome da comunidade, a descrição e a foto de perfil;
- Toque no ícone de seta verde (no Android) ou em Seguinte (no iPhone) para adicionar grupos existentes ou criar um grupo.