Existem alguns segredos que os postos de combustíveis guardam e não revelam com facilidade aos consumidores. Separamos alguns deles, que também podem ser encarados como curiosidades.
Veja também: Antes de calibrar os pneus do carro, é bom conferir ESTA dica para não fazer errado
De forma geral, os segredos são úteis para que você possa abastecer com mais segurança. Sempre procure postos confiáveis para levar seu carro a fim de que nenhum imprevisto aconteça.
1 – Segredos dos postos de combustíveis: localização
Saiba que antes de abrir um posto de combustível, um dos segredos que os empresários não revelam é que a localização do estabelecimento foi meticulosamente calculada. Isso quer dizer que não é à toa que aquele posto está onde foi construído. Geralmente, ele fica em locais de grande tráfego e onde há maior demanda por combustíveis.
2 – Troca de óleo
A troca de óleo não deveria ser realizada em postos de combustível. Isso porque o carro precisa estar na temperatura correta para fazer a substituição do óleo velho pelo novo. Além disso, a medição com carro quente não é muito confiável.
3 – Segredos dos postos: tanques ficam no subterrâneo
Os reservatórios de combustível ficam embaixo da terra. Este é um dos segredos dos postos de combustíveis. São entre 15 mil e 30 mil litros de capacidade em cada um deles, para comportar gasolina, etanol e diesel. Cada um desses tanques pode estar a 1,20 metro de profundidade para evitar acidentes.
4 – Eles são obrigados a testar
Se você desconfia da qualidade do combustível oferecido, pode pedir para que ele seja testado na hora. Por lei, os postos são obrigados a testar o combustível oferecido para provar que eles estão dentro do que as normas estabelecem no Brasil. Isso não deveria ser um dos segredos, mas é.
5 – Etanol costuma custar 70% da gasolina
Outro dos segredos é que o valor real do etanol costuma ser igual a 70% do da gasolina. Se for maior do que isso, compensa abastecer com outra opção.