scorecardresearch ghost pixel



Agilidade: cartórios emitem autorização online para menores de idade viajar para o exterior

Agora é possível realizar videoconferência para conseguir o documento. Veja qual é o procedimento.



Durante o planejamento de uma viagem, onde apenas um dos responsáveis pela criança vai embarcar ou na qual o adolescente sairá do país sozinho, é preciso emitir uma autorização em cartório. Felizmente, agora ficou mais fácil conseguir a documentação. Isso porque os Cartórios de Notas começaram a emitir tais autorizações via internet.

Leia mais: Via cartório: confira as novidades na transferência compulsória de títulos de imóveis

Os pedidos precisam ser formalizados pela plataforma e-Notariado.

Totalmente online

O serviço é voltado para pais e responsáveis de menores de idade que irão viajar de avião para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos responsáveis. Para conseguir a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), agora é preciso seguir um protocolo de reconhecimento de firma por videoconferência.

Após a reunião online, os pais recebem um documento digital para validação diretamente no guichê da companhia aérea. Ele pode ser impresso ou usar a apresentação em formato de QR Code diretamente pelo celular.

Procedimento para solicitar

  • Para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem Internacional, é preciso acessar o e-Notariado;
  • Em seguida, já no ambiente digital, é preciso abrir uma solicitação dentro da área “Cidadão” e preencher as informações requisitadas;
  • Em suma, a partir da solicitação, é possível escolher se prefere emitir o documento digital de forma presencial ou totalmente remota, por videoconferência. No caso da emissão online, os pais ou responsáveis precisam ter o certificado digital ou notariado, cuja emissão é gratuita e online pelos cartórios;
  • Vale lembrar que a Autorização Eletrônica de Viagem Internacional tem validade pré-determinada. O acesso é irrestrito, pode ser feito de qualquer lugar do mundo pelo site ou aplicativo do e-Notariado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário