scorecardresearch ghost pixel



Reforma tributária gera corrida aos cartórios. Por que isso está acontecendo?

Possível mudança no imposto sobre heranças prevista na reforma tributária aumenta as buscas pelos serviços de cartórios.



A possível mudança no imposto sobre heranças, como é conhecido o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), tem provocado uma corrida de pessoas aos cartórios brasileiros. As novas normas estão previstas na reforma tributária proposta pelo governo.

Leia mais: Alerta: trabalho híbrido pode ser tóxico para funcionários com filhos; veja por quê

O texto foi aprovado na Câmara de Deputados em julho deste ano, e desde então o número de cidadãos que buscaram cartórios para realizar doações em vida de bens a herdeiros aumentou 22%, segundo informações do Colégio Notarial do Brasil, do Conselho Federal (CNB/CF).

O volume de doação de bens por pessoas que ainda estão vivas chegou a 14,2 mil em agosto, muito superior à média mensal de 11,6 mil registrada em 2022.

A ideia de desembolsar mais dinheiro no momento da passagem dos bens não agradou titulares das posses herdeiros. Apesar da corrida dos brasileiros para tentar evitar o pagamento de mais impostos, a reforma tributária ainda não foi aprovada no Senado.

O que pode mudar com a reforma?

Primeiramente, é preciso pontuar que o ITCMD é um imposto estadual que não incide apenas sobre heranças, mas também sobre doações, partilhas no divórcio e outros tipos de transferências gratuitas de bens. Além disso, sua alíquota é definida por cada estado, respeitando o limite de 8%.

O trecho da proposta que tem provocado a corrida de herdeiros aos cartórios diz respeito a uma mudança na aplicação do ITCMD, que será aplicado de forma progressiva. Em outras palavras, quanto maior o patrimônio, maior será a tributação.

Em estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Amazonas, a adaptação às novas regras pode resultar em um aumento significativo na carga tributária. No primeiro, a alíquota única hoje é de 4% sobre o valor da base de cálculo, enquanto no Rio já é aplicada a alíquota progressiva de 4% a 8%.

Portanto, quem vive nos estados onde a cobrança ainda tem uma alíquota fixa estão antecipando a transferência dos bens antes que o imposto aumente.

Vale a pena correr?

Segundo Rogério Fedele, advogado do escritório Abe Advogados, a antecipação vale a pena pela tributação mais baixa e também pelo planejamento sucessório.

“Comparado a diversos outros países, a carga tributária no Brasil de doação e sucessão, que são objetos do ITCMD, são baixas. Existem aqueles que tributam 10%, 15%, ou até 40%. Uma doação de um bem que vale R$ 100 mil paga 4% hoje em São Paulo”, diz o especialista.

“Esperar é correr o risco de doar o mesmo bem numa sucessão, daqui a 20 anos, valendo R$ 500 mil e com uma alíquota de 16%”, completa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário