A Artifact é uma nova rede social de notícia idealizada pelos co-fundadores do Instagram. A grande novidade é que, a partir da última quarta-feira, 22, ela está disponível para todos os usuários. Lançado no mês passado, era necessário vencer uma lista de espera para acessar a ferramenta. Agora, os interessados podem baixar o aplicativo nas loja dos sistemas operacionais Android e iOS.
Leia mais: Saiba se sua compra está chegando: 4 apps ótimos para rastrear encomendas
Artifact
A plataforma une duas funcionalidades: o leitor de notícias e um agregador de conteúdos. Contudo, não há grandes inovações. Na prática, o serviço possui uma conta com um feed de notícias. Ali, são exibidos materiais jornalísticos que sejam de potencial interesse do usuário.
Essa decisão dos assuntos abordados na página principal vem das configurações iniciais do usuário, assim como a partir da calibragem do algoritmo.
Botão Dislike
Talvez a grande novidade da versão disponível a todos usuários é justamente o botão dislike. Desta forma, portanto, quando o usuário marca a opção em um artigo, menos conteúdos similares serão ofertados em seu feed.
Também é possível localizar os seus amigos na nova rede social, a partir da sincronização da lista de contatos.
Igualmente, outra novidade é uma espécie de “analytcs”, ou seja, dados que trazem as informações sobre as leituras do usuário. Por fim, desta forma é possível saber, por exemplo, a categoria mais linda ou de qual site vem os principais artigos acessados pela conta do usuário.
Sem inovações
Apesar do burburinho acerca do Artifact, a ferramenta não chega a ser uma rede social e também não apresentam um modelo diferente de consumo de informações. Isso porque, não há interações entre os usuários, assim como não há possibilidades de comentários, curtidas ou compartilhamentos.