A Caixa Econômica Federal liberou por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) o saque calamidade de até R$ 6.220. A lista de cidades contempladas é divulgada semanalmente pelo banco, que considera a liberação do dinheiro por conta da calamidade em algumas regiões.
Leia mais: Correção do FGTS será julgada pelo STF; entenda se você tem direito
A intenção é permitir que o dinheiro do FGTS seja usado para ajudar as famílias vítimas dos desastres naturais, a exemplo das chuvas que atingem o estado de São Paulo e deixa prejuízos para inúmeras comunidades.
Saque do FGTS de até R$ 6.220
O saque calamidade do FGTS é uma medida excepcional. Por meio dela, os trabalhadores com saldo nas contas conseguem sacar parte do dinheiro em caso de desastres naturais, epidemias ou pandemias, a exemplo da Covid-19.
Para tanto, é preciso que a situação de calamidade seja reconhecida e devidamente declarada pelo governo federal. A intenção é ajudar as pessoas a se reerguerem diante das dificuldades inesperadas.
Em muitos casos, por conta dos desastres, muitas famílias precisam interromper as atividades profissionais por conta dos prejuízos nos negócios e a prioridade em garantir o básico, como reorganizar a moradia.
O saque calamidade é mais uma modalidade de uso do FGTS. Entre os desastres naturais que são reconhecidos pelo governo estão:
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;
- Alagamentos;
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- Precipitações de granizos;
- Vendavais ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- Tornados e trombas d’água;
- Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
No caso da tragédia no litoral Norte de São Paulo, entre os municípios incluídos na lista estão: Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga e Guarujá.
Como solicitar o saque-calamidade do FGTS?
Os interessados em usar o recurso do FGTS devem fazer o pedido junto à Caixa Econômica. Pode ser nas agências, de forma presencial, ou também no site e aplicativo.
Veja abaixo o passo a passo pelo aplicativo FGTS:
- Vá na aba “Meus Saques”;
- Escolha “Outras Situações de Saques”;
- Selecione “Calamidade Pública”;
- Selecione o munícipio onde mora e escolha como receber o dinheiro;
- Envie os documentos solicitados e confirme o pedido. Feito isso, a Caixa analisa a solicitação e libera o dinheiro, se aprovado, na forma indicada pelo trabalhador.