Calendário do abono PIS/Pasep é alterado e trabalhador terá que esperar

Mudança no esquema adotado no ano passado prolongou os repasses por cerca de seis meses. Entenda como ficou.



A nova rodada de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep começa na próxima quarta-feira, 15, para cerca de 23,6 milhões de trabalhadores de todo o país. Neste ano, o calendário terá uma mudança em relação ao último, o que pode fazer com que muita gente tenha que esperar para sacar.

Leia mais: Se confirmada presidente do Brics, salário de Dilma será de 6 dígitos

Em 2022, os repasses do benefício começaram no dia 8 de fevereiro e terminaram no dia 31 de março. Já em 2023, as datas são um pouco diferentes e os pagamentos seguem até o fim de julho. Dessa forma, o calendário de depósitos terá duração total de seis meses.

Datas de pagamento

O abono PIS (Programa de Integração Social) é pago aos funcionários de empresas privadas pela Caixa Econômica Federal. O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), por sua vez, fica sob responsabilidade do Banco do Brasil.

Confira as datas:

  • PIS
Mês de nascimento Data de pagamento
Janeiro 15 de fevereiro
Fevereiro 15 de fevereiro
Março 15 de março
Abril 15 de março
Maio 17 de abril
Junho 17 de abril
Julho 15 de maio
Agosto 15 de maio
Setembro 15 de junho
Outubro 15 de junho
Novembro 17 de julho
Dezembro 17 de julho
  • Pasep
Final da inscrição Data de pagamento
0 15 de fevereiro
1 15 de março
2 17 de abril
3 17 de abril
4 15 de maio
5 15 de maio
6 15 de junho
7 15 de junho
8 17 de julho
9 17 de julho

Em todos os casos, o saque dos recursos vai até o dia 28 de dezembro. Caso o trabalhador perca o prazo limite, terá que aguardar a abertura de um novo calendário.

Regras e valores

O abono salarial é pago aos trabalhadores que atuam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano, recebendo até dois salários mínimos mensais (em média). É preciso ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, além de estar com os dados corretos na RAIS ou e-Social enviado pelo empregador.

Os pagamentos desde ano vão contemplar quem trabalhou em 2021, já que houve um atraso no calendário durante a pandemia. Assim, aquele que atuou formalmente em 2022 só deve receber em 2024.

Quanto ao valor do PIS/Pasep, ele depende do tempo trabalhado no ano considerado para a apuração, com limite de um salário mínimo (R$ 1.302) por pessoa. Neste ano, o trabalhador vai receber R$ 108,50 por cada mês trabalhado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário