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Carro flex: regra dos 70% da gasolina ainda vale?

Com a evolução dos carros flex, os motoristas precisam se atentar para outros quesitos que vão além do valor do combustível. Veja as diferenças!



Se você tem um carro flex, cujo motor funciona tanto com gasolina quanto com etanol, é provável que saiba alguma coisa sobre a famosa regra dos 70% do combustível. Com ela, a proporção de etanol para a gasolina deve ser de no máximo 70%. O que vale ressaltar é que essa regra já não é tão válida nos dias atuais.

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Com a evolução destes automóveis, a diferença de 30% no preço da gasolina e do etanol não correspondem mais à realidade dos veículos. Isso porque os motores ficaram ainda melhores e o etanol também mostrou um considerável aumento em sua qualidade.

Evolução do etanol modifica o cálculo do carro flex

Atualmente, os especialistas recomendam que cada veículo flex seja analisado individualmente devido às suas modificações. De acordo com uma estimativa realizada, a taxa de 70% pode ter caído para 65% devido ao desenvolvimento do motor do carro. Com isso, o cálculo de 70% pode não representar mais a realidade, podendo ter uma margem de erro para mais ou para menos.

Além disso, é preciso levar em consideração também o desempenho dos combustíveis em carros flexíveis. Vale ressaltar que o etanol oferece melhor desempenho nesses tipos de veículos, pois aumenta a potência em 95% dos motores flex.

Dessa forma, a gasolina vale mais a pena, caso os custos acabem sendo comparáveis ou somente um pouco maior do que os com o etanol. Ademais, é válido considerar também se você precisa de mais autonomia e não se importa com a potência do carro, sendo necessário parar menos vezes para abastecer.

Por fim, as porcentagens de 30% ou 70% não são mais os únicos critérios a serem considerados na hora de encher o tanque do carro flexível. Sendo assim, é preciso lembrar que o etanol mostra um maior desempenho, mas a gasolina exibe as melhores propriedades autônomas.




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