Celular no Carnaval: dicas para não ser furtado (mas se for, veja como agir)

Especialistas dão um passo a passo para proteger as senhas, aplicativos de banco e até as movimentações de PIX. Atente-se e caia na folia com a consciência tranquila.



Uma das principais queixas de crimes durante o Carnaval entre as pessoas é de ter o celular furtado. A quantidade de gente junta favorece que o ato ilícito seja cometido, muitas vezes, sem que o indivíduo perceba em tempo hábil. Por isso, separamos aqui uma série de dicas para que você evite que o seu prejuízo seja maior.

Leia mais: Novo caso de furto de celular e prejuízo no Nubank; confira dicas para se proteger

Afinal, o celular é uma extensão da vida do usuário. Uma vez com o seu aparelho em mãos, os ladrões podem fazer transações bancárias, compras de valores altos e até mesmo conseguir dinheiro com os seus familiares por meio das redes sociais, portanto, é preciso mantê-lo em segurança por mais de uma razão.

As dicas foram reunidas pelo site G1, após entrevista com o diretor adjunto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Faria. O portal também conversou com o diretor executivo do Banco Digio para o conteúdo.

Veja as dicas abaixo.

O que fazer antes de sair de casa para não ter o celular furtado?

  • Não grave senhas pessoais e importantes no cofre de senhas dos celulares nem faça a sincronia com Google ou similar. Também não anote no seu bloco de notas e tampouco no e-mail! Se você não tem boa memória, anote em um papel e deixe em casa;
  • Reduza os limites de PIX, cheque especial e cartão de crédito para o mínimo antes de ir para o bloquinho;
  • Coloque biometria facial e digital em todos os aplicativos mais importantes do seu celular;
  • Coloque duplo fator de autenticação em tudo, até mesmo nas redes sociais;
  • Anote e coloque em um local seguro o número de identificação individual do aparelho;
  • Desative o pagamento por aproximação do celular ou, no mínimo, coloque senha ou reconhecimento biométrico;
  • Não deixe o e-mail de recuperação de senhas salvo no seu celular.

Fui roubado no Carnaval. E agora?

Primeiro, não entre em pânico. É um infortúnio, mas há como minimizar os danos. A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com seu banco para notificar que sofreu um assalto ou algo do tipo. Com isso, eles devem bloquear todos os seus cartões de crédito e ficar atentos a qualquer movimentação suspeita.

E tem algo muito importante: anote todos os protocolos de atendimento.

Logo depois, é imprescindível que você faça um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia mais próxima. A polícia costuma apreender aparelhos e outros itens furtados durante o evento, então você irá precisar deste documento para reaver o seu celular.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário