Chat GPT: Inteligência Artificial aponta promessa de carreira promissora

Ranking traz áreas com grande demanda de trabalho e salários competitivos. Carreira verde ocupa a quinta posição na lista.



O ChatGPT, que é uma solução de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI, conquista, a cada dia, mais entusiastas. Apesar de não haver um número oficial, a demanda pela ferramenta vem aumentando e é amplamente usada, inclusive, por empresas e profissionais. Em suma, o sistema é um chatbot que analisa informações coletadas da internet, gerando uma resposta para a questão apontada de uma forma que “soa natural”, em um tom próximo a uma conversa.

Leia mais: ChatGPT: Google prepara rival à altura e ele deve funcionar assim

E é neste contexto que o ChatGPT, por exemplo, consegue identificar as profissões que estarão em alta e com um pró-labore alto. Nesse sentido, ao receber a pergunta “Quais carreiras são mais promissoras?”, o chatbot apontou oito campos de atuação. Dentre eles, está a economia verde, ou seja, ações que englobam temáticas como energias renováveis.

Contexto

Entretanto, é importante ressaltar que esta lista não pode ser encarada como algo definitivo, afinal, o ChatGPT indica respostas a partir de dados previamente coletados. Na prática, portanto, podem ocorrer inconsistências por conta de informações desatualizadas.

Por outro lado, não se pode ignorar que as respostas apontadas pela ferramenta estão em consonância com as pesquisas que envolvem o mercado de trabalho.

Prova disso é que um relatório da Organização Internacional do Trabalho aponta que as áreas relacionadas à economia verde gerarão até 15 milhões de empregos até 2030 em toda a América Latina.

Deste montante, a perspectiva é a criação de mais de sete milhões de postos apenas no Brasil, em um recorte próximo de anos. Isso porque, o país detém ecossistemas importantes ao planeta e, assim, precisará de profissionais qualificados para trabalhar em prol de sua preservação.

Carreira verde

Hoje 10% de todas as carreiras verdes do mundo estão no Brasil. Contudo, ainda há espaço para muitas outras vagas. As empresas ainda sofrem, inclusive, para encontrar talentos capacitados para lidar com a temática, unindo técnica e habilidade de gestão.

Em suma, hoje a procura é por pessoas com perfil específico para lidar com as demandas mais urgentes, como emissão de carbono e eficiência no uso de recursos naturais. Contudo, a expectativa é que para o futuro, todas as carreiras precisarão se adequar à economia verde.

Em outras palavras, dados do Fórum Econômico Mundial apontam que 40% de todos os trabalhadores vão precisar de requalificação para ocupar tais vagas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário