scorecardresearch ghost pixel



ChatGPT: por que ferramenta de inteligência artificial preocupa professores?

Chatbot escreve redações com bons argumentos em segundos e pode mudar a forma como os professores avaliam seus alunos.



A tecnologia avança e, como ela, surgem novas ferramentas de usam inteligência artificial . Contudo, muitas delas levantam alertas sociais. É o caso do ChatGPT, ferramenta estilo chatbot que tem a capacidade de escrever redações articuladas e com bons argumentos. Por isso, tal ferramenta vem preocupando professores e outros profissionais da área de ensino.

Leia mais: 3 opções de inteligência artificial GRÁTIS que fazem coisas inacreditáveis

Isso porque, a ferramenta possibilita, por exemplo, que alunos trapaceiem diante de métodos avaliativos.

Ferramenta

O ChatGPT foi lançado em novembro do ano passado e tem o poder de criar respostas detalhadas a perguntas simples, mas também contempla perguntas com grau de complexidade e sofisticação mais altos.

Por conta disso, professores da Universidade de Pittsburgh em Greensbur, nos Estados Unidos, por exemplo, tem mudado a forma de exigir as provas e trabalhados de seus alunos. Nesse sentido, ao invés de se concentrarem apenas no produto final, eles vêm solicitando que os estudantes entreguem suas atividades em diferentes estágios do processo de redação.

Consequências

A ferramenta que usa inteligência artificial tenha sido vista como uma novidade positiva. Contudo, ainda não se sabe quais são as consequências deste tipo de tecnologia para a aprendizagem.

Nesse sentido professores estão, inclusive, voltando a aplicar redações e outras atividades em sala de aula para exigir textos mais personalizados e sem interferência externa. Outros tem optado por solicitar vídeos curtos para elaborar processo de pensamento de cada estudante. Nesse sentido, escolas públicas de Nova York e Seattle já proibiram, inclusive, o uso do ChatGPT.

Por outro lado, os criadores da ferramenta afirmam que não gostariam que o  uso do ChatGPT ganhe fins enganosos, seja nas escolas ou em outros ambientes. É nesse sentido que a empresa já está trabalhando em mitigações para ajudar qualquer outra pessoa a identificar um texto gerado pelo sistema.

Por fim, outros professores também vêm buscando formas de usar o ChatGPT e ensinar as melhores práticas em sala de aula. Um caminho seria, por exemplo, o aluno usar a ferramenta para comparar a resposta da inteligência artificial à sua, funcionando como uma ferramenta de apoio à aprendizagem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário