ChatGPT dá dinheiro? Youtubers dizem que sim, mas há controvérsias

Estratégias divulgadas por produtores de conteúdo são criticadas na web e pelos próprios criadores da ferramenta.



Desde que o ChatGPT ganhou popularidade entre o público geral, uma especulação sobre seu uso no dia a dia teve início, afinal de contas, há uma gama quase inesgotável de situações nas quais é possível usar esta tecnologia. Inclusive, temos uma dúvida não quer calar: seria possível usá-la para ganhar dinheiro?

Leia mais: Ameaça ChatGPT: 10 profissões que podem desaparecer por conta da IA

Alguns youtubers têm ganhado milhares de visualizações ensinando como fazer grana com o ChatGPT. As “dicas” vão desde orientação para o mercado financeiro à produção de textos publicitários para vender mais e melhor.

Mas dá mesmo para ganhar dinheiro com ChatGPT?

Antes de qualquer coisa, a própria plataforma pode responder à pergunta. Se você questiona o ChatGPT sobre isso, recebe como devolutiva que a ferramenta não foi projetada para gerar lucro, mas para ser um local de conversação.

Além disso, diz também diz que não pode dar nenhuma garantia quanto ao que respondeu.

No caso de textos publicitários, por exemplo, não há como dar 100% de certeza de que o conteúdo, de fato, aumentará qualquer taxa de conversão de vendas.

Como youtubers fazem?

Mesmo com esta resposta do próprio ChatGPT, alguns youtubers fazem conteúdo garantindo tais resultados. Em alguns títulos dos vídeos, citam que dá para ganhar até R$ 500 em um único dia.

Como os vídeos têm tido muitas visualização, estes produtores de conteúdo acabam ganhando em cima disso. Isso porque o YouTube remunera os canais com uma fatia dos anúncios que aparecem antes ou depois do conteúdo.

Thiago da Hora, um dos youtubers com este tipo de pauta, foca em vender cursos online.

Em seus vídeos, ele mostrou que cursos de emagrecimento estavam com alta em buscas, ensinou a como escrever receitas saudáveis no ChatGPT, editá-las e vendê-las em formato de e-book. Em outro, ele ensinou a usar a ferramenta para fazer textos publicitários convincentes para revender produtos da Shopee.

Lucas Amendola, um outro youtuber, faz conteúdo falando sobre pedir dicas de mercado financeiro ao ChatGPT; entretanto, ele mesmo alerta que a plataforma se nega a fazer análises da bolsa de valores.

O ideal então seria pedir ideias de ações de dividendo, porém o resultado oferecido não é muito diferente do que apareceria em uma busca no Google. Além disso, o chatbot aconselha a procurar um analista financeiro profissional.

*com informações da Folha de São Paulo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário