ChatGPT: Google prepara rival à altura e ele deve funcionar assim

Em fase de desenvolvimento interno, Google trabalha em chatbot para fazer frente à concorrência, além de outras melhorias para otimizar o buscador.



Quando se fala em Inteligência Artificial, o ChatGPT tem dominado as rodas de conversa. Contudo, para fazer frente à concorrência, o Google pretende lançar o seu próprio chatbot, que recebeu o nome de “Apprentice Bard”. O objetivo é também aplicar novas funções de inteligência artificial para o buscador.

Leia mais: A verdade sobre o ChatGPT: de inofensivo, ele pode se tornar perigoso

Tais informações estão presentes em memorandos da companhia. Neles, estão especificados testes internos de uma solução baseadas no Language Model for Dialogue Applications (LaMDA)

Inteligência Artificial (IA)

Ao que tudo indica, o chatbot passou a ser prioridade no Google, com foco em novas soluções para o buscador de internet. Para se diferenciar e sair à frente do ChatGPT, a ferramenta do Google leva em consideração fatos recentes para oferecer as opções de respostas aos usuários.

Por outro lado, a ferramenta do ChatGPT considera apenas dados de até 2021.

Essa é a principal diferença entre os dois sistemas. Do mais, o funcionamento segue a mesma lógica: o usuário faz uma pergunta e o sistema responde.

No navegador

Até o momento, os testes apresentam grande potencial. Contudo, isso não diferente do esperado, uma vez o LaMDA já tem um sistema operacional tão avançado que chegou a render uma discussão interna sobre se a inteligência artificial da companhia estava se tornando senciente.

Nesse sentido, além do Aprentice Bard, o Google também tem trabalhado no sentido de levar a tecnologia para o buscador. Por isso, nos testes, a companhia retirou os botões “Pesquisa Google” e “Estou com sorte” da página inicial para incluir sugestões de questões relacionadas. Além disso, haverá um ícone de chat na caixa de busca, permitindo, assim, acionar a Inteligência Artificial. Por fim, com o novo sistema, os usuários recebem respostas “mais humanas”.

Novas experiências

Em suma, o maior objetivo do Google é oferecer uma nova experiência, cada vez mais completa aos seus usuários. Contudo, vale lembrar que ainda não experimentos internos que precisam de ajustes antes de serem disponibilizados a todos que usam o serviço.

No momento, o Google não confirma nem nega a existência de tais recursos. Por fim, eles se limitam a dizer que há muito tempo estão “focados no desenvolvimento e implantação de IA para melhorar a vida das pessoas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário