Os dias de dificuldade ao lidar com letras miúdas em site acessados pelos usuários de Android estão acabando. Por quê? Há novidade na área. O queridinho por muitos, Google Chrome, anunciou uma melhoria que busca aperfeiçoar o seu recurso de zoom, possibilitando uma aproximação ainda mais eficiente das páginas da internet.
Leia mais: Google Drive e Gmail: limpeza te garante espaço extra e muita economia
Agora, quem acessar conteúdos por meio do navegador poderá dar um zoom de até 300% nos sites, o que facilitará a leitura dos textos, trazendo mais legibilidade às letras, fotos e vídeos disponíveis. Veja como ativar esse recurso.
Em resumo, essa função é uma versão aprimorada da anterior, que permitia que os usuários pudessem aproximar os conteúdos em até 200%. Com o upgrade, será possível mudar o tamanho do texto, das imagens e até mesmo dos vídeos de uma página da web ou em até 300%.
O recurso está previsto para ser lançado em breve; no entanto, já é possível ajustar o tamanho das letras por meio do Chrome Beta para Android, ou seja, ao instalar essa opção no aparelho celular ou tablet.
Como utilizar a função aprimorada do zoom no celular
Os usuários que optarem por realizar o download do Chrome Beta para Android devem seguir o passo a passo:
- Abra o navegador e clique no ícone de três pontinhos que fica no canto direito superior da tela;
- Selecione a opção “Configurações” e, logo em seguida, escolha a função “Acessibilidade”;
- Ao ver uma barra de rolagem, poderá indicar a porcentagem de zoom que gostaria de utilizar;
- Ao usar essa barra, verá – em tempo real – as letras sendo ajustadas;
- Também é possível ativar a função “Forçar zoom”, para que o tamanho das letras sejam estipuladas mesmo em sites que não permitem ativar o recurso.
PDFs do Google Drive também ganharam atualizações
E as novidades não param por aí.
O Google também anunciou uma melhoria para que utiliza os arquivos PDFs do Google Drive. Agora, os arquivos podem receber anotações que podem ser feitas com uma caneta específica para tablet ou a partir do próprio dedo.
Os usuários também terão a chance de destacar passagens importantes dos documentos, além de produzir desenhos nos arquivos de PDFs no serviço de armazenamento e sincronização de arquivos da empresa de tecnologia.
A função chamada “anotação à mão livre do Google Drive para Android” já está disponível gratuitamente. Com ela, as pessoas também têm a possibilidade de excluir, esconder e desfazer as anotações já feitas, além de habilitar as funções já conhecidas, como salvar uma cópia ou manter a versão original do PDF.
Outra novidade que também poderá chegar em breve é o botão que exclui o histórico dos últimos 15 minutos, disponibilizado pelo Google Chrome para Android.
A empresa está realizando estudos para que os usuários possam apagar as suas últimas informações de navegação de maneira mais rápida, reduzindo esse processo para apenas dois toques na tela.