scorecardresearch ghost pixel



Como antecipar a restituição do Imposto de Renda 2023?

Veja como fazer para antecipar a restituição do Imposto de Renda. Diversos bancos e fintechs oferecem essa modalidade de empréstimo.



Com a data da declaração do IR chegando, uma das dúvidas muito comuns que surgem é como fazer para antecipar a restituição do Imposto de Renda e se esse tipo de empréstimo vale a pena.

Leia também: Imposto de Renda 2023: prazo de envio, quem é obrigado a declarar e muito mais

Esse tipo de contratação de crédito deve ser sempre visto com cautela, já que os juros cobrados na operação podem ser uma desvantagem para quem precisa.

Apesar do nome comum dado a esse tipo de serviço ser o de antecipação do IR, não é possível antecipar, de fato, a restituição do imposto. Isso porque o calendário oficial válido é apenas o divulgado pela Receita Federal e todo brasileiro que faz a declaração o segue. A exceção são apenas as pessoas consideradas no primeiro lote, como pessoas idosas e pessoas com doenças graves ou deficiências.

Para o restante, a estratégia para receber mais cedo é fazer a declaração do imposto também mais cedo, no início do prazo. Qualquer modalidade de “antecipação” da restituição é, portanto, um empréstimo.

Como antecipar a restituição do Imposto de Renda?

Para ser um dos primeiros a receber a restituição do IR, vale a pena agilizar os documentos e informações que te ajudem na declaração.

Resgatar a declaração de 2022, por exemplo, pode ajudar quem não teve mudanças drásticas de renda e de patrimônio em 2022. Reunir os documentos essenciais do declarante principal e de cônjuges e dependentes também ajuda.

Recibos médicos e de educação também devem ser organizados para facilitar a declaração, já que despesas com saúde podem ser deduzidas. Mudanças, como trocas de emprego, venda de bens, empréstimos, heranças etc. também devem ser declaradas.

Se mesmo assim se precisar do valor mais rápido, vale a pena considerar a antecipação da restituição por meio de algum empréstimo. Para isso, vale a pena consultar as condições de pagamento e comparar com outras opções de empréstimo, para saber se a oferta está mais vantajosa.

Para quem já tem dívidas altas, como crédito rotativo do cartão e cheque especial, o valor da restituição pode ajudar a arcar com os compromissos. Situações inesperadas também trazem alguma vantagem para a modalidade, como pequenas emergências.




Voltar ao topo

Deixe um comentário