Como saber se um celular é roubado? Há 2 formas de descobrir isso

Seja pelo preço ou pela condição do aparelho, muitos consumidores podem desconfiar sobre a procedência de seu aparelho. Veja se ele é legal!



Comprou um celular por um revendedor e está desconfiado de que o aparelho seja roubado? Saiba que há formas de identificar se o celular foi realmente furtado ou se é advindo de um processo legal, como venda de seu antigo dono. Assim, para evitar comprar um produto ilegal, é possível identificar se o celular é roubado conferindo sua nota fiscal e consultando sua identificação IMEI.

Leia mais: Bom enquanto durou: WhatsApp dirá ADEUS a 36 celulares este mês

Além disso, outro sinal que pode indicar que se trata de um aparelho roubado é o estado de conservação dos aparelhos que vão junto com o produto. Ou seja, os cabos, carregadores e adaptadores danificados ou incompatíveis.

Assim, se você possui qualquer suspeita sobre a origem e legalidade de seu celular, consulte o site da Anatel e da Fazenda para descobrir sobre seu smartphone. Confira como a seguir!

Consulta a Nota Fiscal

A Nota Fiscal é a principal garantia que o consumidor possui para reivindicar seus direitos na compra de produtos irregulares no mercado. Assim, as notas que são emitidas pelas lojas ficam registradas no banco de dados do governo, sendo possível verificar o documento por meio do site da Fazenda.

Para isso, siga os seguintes passos:

  • Entre no site da Fazenda;
  • Clique em “Consultar NF-e”;
  • Insira a chave de acesso na Nota Fiscal e clique em “Continuar”;
  • Verifique se os dados inseridos da Nota Fiscal correspondem ao seu produto adquirido.

Em contrapartida, caso a loja não ofereça a nota fiscal do produto, é preciso ter o dobro de atenção com a compra. Dessa forma, converse, verifique e solicite o máximo de informações sobre o aparelho, além de testar o celular pessoalmente, com a presença do vendedor.

Verifique a situação do IMEI

Além da Nota Fiscal, o IMEI é o número de identificação do celular. O código possui 15 dígitos, podendo ser encontrado na nota fiscal, na caixa original do dispositivo ou ligando para o código *#06# por meio do próprio celular.

Desse modo, ao ter seu celular furtado, o dono do aparelho pode bloquear o IMEI por meio da operadora de telefonia ou com o boletim de ocorrência. Assim, para saber se eu dispositivo comprado está em uma situação legal, faça uma consulta no site da Anatel informando o IMEI.

  • Acesse o site do Celular Legal;
  • Clique em “Verificar situação”;
  • Em seguida, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”;
  • Informe o número do IMEI e selecione “Consultar”.
  • Uma mensagem sobre a situação do celular será exibida na tela.

Caso o IMEI esteja em situação regular, a mensagem exibida será: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”.

Caso contrário, a mensagem irá informar que “o IMEI informado está impedido por perda, roubo ou furto”. Neste caso, o consumidor deverá entrar em contato com o estabelecimento onde comprou o aparelho e solicitar a troca ou ressarcimento.

Por fim, somente o dono do aparelho pode pedir o desbloqueio do IMEI. Assim, caso encontre o celular roubado, será preciso entrar em contato com a operadora ou com o órgão de Segurança Pública que fez o bloqueio, apresentando a nota fiscal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário