scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motociclistas: Conheça as novas regras de uso do capacete para motociclistas

Motociclistas e garupas precisam acompanhar as novas regras para o uso do capacete para garantir a segurança no trânsito.



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu novas regras para o uso do capacete. A partir de agora, os motoristas e garupas precisam ter atenção redobrada para não descumprir as orientações para um trânsito mais seguro para todos os envolvidos. Veja o que muda para não sofrer as consequências.

O órgão mudou o texto da lei que obriga o uso dos capacetes.

Calma aí! É preciso atenção: o item continua sendo obrigatório para todos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o capacete é essencial para a segurança dos motociclistas, principalmente em casos de acidentes.

Uso do capacete

O item obrigatório precisa atender todos os padrões estabelecidos para garantir a devida segurança. Em outras palavras, ele tem que atender o tamanho e o tipo recomendado, assim como a forma de uso e o modelo.

Outra exigência é que o capacete tenha o selo de aprovação do Inmetro. Caso contrário, o motociclista pode ser multado pelo uso irregular do item. As novas regras sobre o uso do artigo de proteção foram publicadas recentemente pelo Concelho. Elas precisam ser seguidas por todos: pilotos e garupas.

De acordo com a Resolução 940/22, os capacetes devem obrigatoriamente ter o selo de certificação do Inmetro. Não há exceção. O texto também modifica o modo de uso. Pelas novas regras, o objeto tem que estar muito bem fixado na cabeça pelo engate e com a cinta jugular por baixo do maxilar inferior.

Ainda hoje, mesmo com todas as regras e informações sobre os riscos, muitos ainda insistem em usar o capacete com a presilha solta. É um perigo para todos.

Os pilotos ainda devem se atentar para a necessidade de colocar os componentes reflexivos nas partes traseiras da moto e também nas laterais dela, para que sejam vistos com mais facilidade durante a noite.

A exigência da viseira continua. Agora os motociclistas precisam usar os óculos de proteção, se não forem utilizar a viseira. Estes são itens específicos que também devem atender todas as regras definidas pelo Contran.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário