Diversos animais já passaram pelo planeta Terra e acabaram sendo extintos ao longo da história. Se você logo pensou nos dinossauros ou outros animais gigantes e estranhos, talvez precise abrir mais a mente. Pois existem cachorros que já conviveram com os humanos e que hoje não existem mais. Conheça 6 raças de cães que foram extintas.
1 – Turnspit
Essa raça é originária do Reino Unido e tem uma história bastante triste. Eles eram utilizados para correr em rodas, como os hamsters fazem em gaiolas. Porém, esse exercício era forçado e tinha o intuito de cozinhar alimentos em roletes. A prática foi relatada até o período final do século XIX, ou seja, não faz tanto tempo assim. O turnspit foi sendo cruzado com outros cães e aos poucos perdeu suas características.
2 – Kuri
O kuri era um cão de médio porte que apresentava pelos na cor clara. Sua origem foi constatada na Polinésia e na Nova Zelândia, onde conviviam em harmonia com o povo maori. Seu desaparecimento culminou com a chegada dos europeus na Oceania. O motivo exato da extinção não existe em nenhum relato até hoje.
3 – Dogo Cubano
Como o nome sugere, eles eram cães dominantes, bem parecidos com o pitbull. Essa raça é o resultado do cruzamento de mastiff com o bulldog, por isso eram cães fortes e robustos. Uma das utilizações do dogo cubano era para amedrontar escravos em fazendas. Diante do fim da escravidão no país, os animais foram desaparecendo aos poucos.
4 – Old english bulldog
O Old english bulldog era um cão utilizado na idade média e muito semelhante ao bulldog de hoje. A diferença é que se tratavam de bulldogs mais esbeltos e fortes, porém continuavam com o tamanho pequeno da raça atual. Eles eram utilizados na prática de bull baiting, que consiste em amarrar um touro e assistir os cães o domarem por meio de mordidas. Embora cruel, era considerada uma atividade comum naquele tempo.
5- Bullenbeisser
A descrição desta raça é praticamente a mesma que a da anterior. Contudo, os bullenbeisser tem origem na Alemanha e eram bem maiores e mais corpulentos do que os bulldogs. O boxer é um dos descendentes diretos da espécie.
6 – Cão lutador de córdoba
Talvez um dos cães mais ferozes que já surgiu seja o cão lutador de Córdoba. Como o próprio nome sugere, eles foram criados justamente para se tornarem agressivos e preparados para combate. Os relatos sugerem que os machos e as fêmeas preferiam brigar ao invés de acasalar.