Começam em poucos dias os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep com ano-base 2021. Cerca de 22,9 milhões de trabalhadores da iniciativa pública e privada que cumprem os requisitos estabelecidos devem receber o benefício de até um salário mínimo, segundo dados do governo federal.
Leia mais: Valor do salário mínimo ideal escancara triste realidade que vivemos hoje
Quem está na lista poderá fazer a consulta a partir do próximo domingo, 5, para descobrir quanto poderá sacar neste ano. Os depósitos começam em fevereiro, mas o saque fica disponível até dezembro.
O calendário atual é referente ao período trabalhado em 2021, já que durante a pandemia um rodada de repasse foi suspensa. Dessa forma, os depósitos estão atrasados, e quem trabalhou em 2022 só deve receber os recursos no próximo ano.
Como consultar o abono PIS/Pasep?
A consulta pode ser feita no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no portal do governo federal (gov.br). No app, basta atualizar a ferramenta e seguir as instruções abaixo:
- Faça login com seus dados;
- Clique na aba “Benefícios”;
- Escolha a opção “Abono salarial”;
- Verifique todas as informações, como valores e data de pagamento.
Caso necessário, o trabalhador pode solicitar mais informações nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (trocando as letras uf pela sigla do estado onde mora).
Como sacar o benefício?
O pagamento do PIS dos funcionários da iniciativa privada é feito pela Caixa Econômica Federal em conta corrente, conta poupança ou conta digital do próprio banco. Se o cidadão ainda não for correntista da instituição, uma poupança digital será aberta em seu nome no aplicativo Caixa Tem.
Já os servidores públicos recebem o Pasep pelo Banco do Brasil. Neste caso, o abono é depositado em uma conta bancária em nome do titular, pago via transferência TED ou pode ser sacado direto nas agências da instituição.