O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) incorporou uma tecnologia que promete agilizar o processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O órgão começou a usar tablets em áreas de provas práticas de todo o estado.
Leia mais: Cuidado, motorista: quem levar estas multas terá a CNH suspensa na hora
O dispositivo servirá para lançar os resultados dos exames práticos e identificar os candidatos via reconhecimento facial. Até então, o processo era feito por meio de biometria.
Segundo o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, a novidade reduz as chances de fraudes. “Os tablets, além de agilizar todo o processo para quem quer tirar a carteira de motorista, ainda diminuem a possibilidade de fraudes por conta do reconhecimento facial”, diz.
Os tablets também poderão ser usados para acelerar outros serviços relacionados à carteira de motorista, como inclusão e mudança de categoria.
Dessa forma, o motorista poderá receber sua primeira CNH em formato digital no prazo máximo de três dias. A emissão do documento pode ser feita no site do Detran ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para celulares Android e iOS.
Mesmo com a novidade, o prazo de emissão da CNH física continua sendo o mesmo, cerca de 15 dias.