scorecardresearch ghost pixel



Quer assinar documentos online? Veja como fazer uma assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica dos documentos tem a mesma validade da física. Veja como ter acesso ao serviço e aproveitar a facilidade



A assinatura digital de documentos está disponível desde abril de 2022 na plataforma do governo federal, a gov.br. Ela facilita a vida dos brasileiros que precisam registrar a assinatura oficial sem ter que sair de casa. É tudo pela internet, garantindo a mesma validade dos documentos. Veja como é rápido e simples fazer a assinatura eletrônica.

Leia mais: Carro por assinatura é lançado no Brasil e está fazendo o maior sucesso

Por meio da plataforma, os brasileiros podem fazer a assinatura de documentos para transferência de veículos, para prestação de serviços, relatórios, cartas, declaração de Imposto de Renda, contrato de suspensão do trabalho e tantos outros documentos que dependem da assinatura do cidadão.

Assinatura eletrônica de documentos

Para ter acesso à assinatura eletrônica dos documentos, é preciso ter uma conta vinculada com reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Há ainda a opção de aproveitar a assinatura digital quando o cidadão tem uma conta vinculada em algum banco credenciado, a exemplo do Banco do Brasil, Itaú, Santander e tantos outros.

Há ainda a possibilidade de uso da assinatura eletrônica por aqueles que contam com o certificado digital. Para aproveitar a facilidade basta seguir algumas etapas.

A primeira delas é escolher o arquivo que será assinado. O documento pode ser baixado do computador, celular ou tablet. O envio deve ser em uma das extensões: doc., docx. PDF ou odt.

Depois de baixar o documento é só escolher o local exato da assinatura e posicionar. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.

A próxima etapa é inserir um código que será enviado ao celular cadastrado na conta gov.br. Assim o cidadão terá acesso ao documento assinado para baixar.

Quem ainda não tem login gov.br deve fazer o cadastro gratuito no site ou pelo aplicativo gov.br e depois de validar a conta o cidadão precisa ser prata ou ouro para garantir o acesso ao serviço.

Foto: rafapress/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário