scorecardresearch ghost pixel



É aposentado ou pensionista do INSS? Seu informe de IRPF já está disponível

Cidadãos já poderão transmitir as declarações de imposto de renda em breve. Por hora, já é possível organizar toda a documentação.



O informe de rendimentos para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2023 já está disponível para aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento tem como ano-base 2022 e informa o que beneficiário recebeu no último ano, incluindo pagamentos temporários, como por exemplo, auxílio doença.

Leia mais: Comece a juntar ESTES documentos; eles serão necessários para o IRPF 2023

Para ter acesso ao documento, basta acessar o portal ou o aplicativo Meu INSS, que está disponível tanto para iOS quanto para Android. Por fim, não é necessário procurar uma agência da Previdência Social para conseguir tal documentação.

Prazos

O prazo para entrega das declarações de IRPF se inicia no dia 15 de março e se entende até o dia 31 de maio. Em suma, as regras de isenção e outros detalhes serão divulgadas no dia 27 de fevereiro.

Informe de Rendimentos do INSS

Para emitir o documento, basta seguir o passo a passo:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS e realizar login a partir dos dados cadastrados na plataforma Gov.br;
  • Em seguida, vá até a barra “Do que você precisa” no parte superior do site/aplicativo e digite “Extrato de Imposto de Renda”;
  • Não se esqueça de marcar o ano-calendário 2022 e clicar sobre o número do benefício.
  • Vale lembrar que é possível baixar o extrato no formato PDF.

Outro caminho para ter acesso ao Informe de Rendimento é solicitá-lo ao banco onde recebe o benefício. Assim, correntistas de bancos públicos podem emitir o documento pelo caixa eletrônico, nas opções “Previdência Social”, no caso do Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário”, se for na Caixa Econômica Federal.

Por fim, também é possível realizar tal solicitação a partir do internet banking.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário