Uma das principais razões pelas quais as pessoas optam por comprar frutas cortadas é a conveniência. Elas economizam tempo e esforço, pois as porções já vêm lavadas e cortadas em pedaços prontos para serem usados em receitas.
Veja também: Dá para comer fruta mofada? Veja se ela contamina todas as outras
Além disso, costumam ser uma opção para quem quer manter uma dieta saudável, mas acredita não ter tempo de ficar alguns minutos na cozinha. Apesar dos benefícios, é preciso considerar os pontos negativos.
É preciso procurar por lugares confiáveis
Certas pessoas têm problemas motores ou não dispõem de um refrigerador em casa, aproveitando essa facilidade. Nesse caso, basta procurar por lugares confiáveis, que se preocupam com a qualidade dos insumos.
Observe se o ambiente está limpo, os comentários dos consumidores e se todas as informações nutricionais estão disponíveis na embalagem. Atente-se à data de validade, a forma de armazenamento e se há boa vedação do conteúdo.
Quais são os riscos de comprar fruta cortada?
Você vai pagar mais caro
As frutas cortadas podem ser mais caras do que as frutas inteiras, porque há um custo adicional de mão de obra para preparar porções e embalagens. E infelizmente esse aumento nos valores cobrados não refletem em melhores sabores, texturas e outras experiências ligadas à vegetais frescos.
As frutas perdem nutrientes
Quando os frutos são cortados e expostos ao ar, algumas vitaminas e nutrientes podem se deteriorar mais rapidamente. O manuseio reduz a quantidade de fibras presentes nelas. Esse comprometimento nutricional deixa o produto bem menos saudável do que parece aos consumidores.
Segurança alimentar
Esses alimentos manipulados são mais suscetíveis a contaminação bacteriana devido ao contato com utensílios de corte ou superfícies de preparação. Isso representa um risco à saúde, especialmente para pessoas com sistemas imunológicos comprometidos ou outras condições médicas.
Menos qualidade
As frutas cortadas podem ter uma vida útil mais curta do que as frutas inteiras, devido à exposição ao ar e ao contato com outras frutas na bandeja. Aquelas que são frescas, reservam aromas, texturas e sabores superiores. Dessa forma, prefira qualquer tipo de alimento in natura fresco e inteiro.