scorecardresearch ghost pixel



É fã de carne vermelha? Quantidade que você pode comer na semana é CHOCANTE

Se você costuma comer carne vermelha em grande quantidade, talvez seja melhor rever essa ideia. Foi revelada a quantidade ideal por semana. É impressionante.



No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo de carne vermelha pode estar associado a vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, obesidade e câncer colorretal. Por isso, é recomendado que as pessoas consumam carne vermelha com moderação e optem por fontes de proteína mais saudáveis, como peixes, aves, legumes e nozes, além de manter uma dieta equilibrada e variada.

Veja também: Churrasqueiros não discutem: ESTA é a melhor carne para fazer espetinho

O consumo de carne está ligado a uma cultura 

A carne vermelha é um alimento muito consumido no Brasil e faz parte da cultura alimentar do país. É comum encontrar pratos típicos que incluem diferentes cortes bovinos, como a feijoada e o churrasco, e muitas pessoas acreditam que esse tipo de proteína deve compor uma dieta saudável. Contudo, nos momentos em que os preços estão acessíveis, há famílias que buscam comer carne quase todos os dias, negligenciando a saúde. 

Qual o limite para o consumo saudável de carne vermelha? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de carne vermelha seja limitado a cerca de 500 gramas por semana. Infelizmente, os produtos ultraprocessados, cheios de sódio e gordura, constituídos pelas sobras das carnes, devem ser considerados nesse alerta. Os nutricionistas também realizam orientações pensando nos problemas alimentares atuais. 

Estas são as principais doenças associadas à proteína bovina 

O consumo excessivo de carne vermelha prejudica o organismo de todos. Estudos apontam que a falta de um cardápio equilibrado está associado a um aumento no risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e câncer colorretal. Além disso, a produção do gado sem responsabilidade promove o desmatamento e deixa de ser sustentável. Nesse quesito, há movimentos que incentivam a inclusão de mais opções vegetais nas refeições. 

Os melhores cortes de carne para ter uma boa alimentação 

Filé Mignon, patinho, coxão mole, alcatra e contrafilé são as melhores opções para garantir fonte de proteína. Essas carnes magras costumam ser versáteis no preparo de diversas receitas. Independentemente do corte escolhido, é importante preparar a carne com cuidado para manter seu valor nutricional. Evite o uso excessivo de sal, óleo e outros temperos que possam aumentar o teor de gordura e sódio da refeição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário