O iFood é considerado o maior aplicativo de entregas do Brasil, visto que grande parte dos estabelecimentos realizam entregas por meio dele. A boa notícia é que os seus serviços podem ficar mais baratos! O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou novas regras que podem afetar o mercado e os consumidores da plataforma.
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Em alguns casos, o iFood tem contrato de exclusividade com restaurantes e lanchonetes parceiras. Dessa forma, ele é o único marketplace que as empresas podem utilizar para anunciar os seus produtos. Em troca, as pessoas melhores condições comerciais.
Sabendo disso, a Rappi entrou com uma ação no Cade alegando que esse modelo de exclusividade estava dificultando a concorrência no setor. A ação é de 2020, porém a determinação só foi liberada neste ano.
Cade determina novas regras de exclusividade para o iFood
Com a ação da Rappi, a empresa e o Cade acabaram realizando um novo acordo. Agora, os novos contratos de exclusividade do iFood foram remodelados, portanto, o aplicativo terá que abrir os seus registros para os restaurantes. As novas regras vão ficar vigentes por quatro anos. Confira:
- Novos contratos têm limite de dois anos;
- Apenas 25% das vendas do iFood podem ser de parceiros exclusivos;
- Empresas com mais de 30 unidades não podem assinar contratos de exclusividade com o iFood;
- Contratos de exclusividade com mais de dois anos terão quarentena mínima de um ano.
Dessa forma, a expectativa é que as novas medidas aumentem a concorrência entre os aplicativos de delivery, diminuindo os custos para os restaurantes, isso porque o sistema do iFood gera um custo de 15% sobre o valor do item para os estabelecimentos, fazendo com que os produtos acabem saindo mais caros para os consumidores.
Agilidade nos pedidos e preços mais baratos
Outro ponto de atenção em relação ao uso da plataforma pelos restaurantes, é que os pedidos feitos via aplicativo não podiam ser integrados aos sistemas de gestão das lojas. Os pedidos deviam ser inseridos manualmente nos sistemas. Em consequência, o processo acabava levando mais tempo e exigia a atenção de um funcionário para isso.
Com a liberação dos códigos pelo iFood, novas soluções para integrar os dois sistemas irão surgir, agilizando o processo dos pedidos. O novo acordo pode beneficiar também os clientes. Ao ter que lidar com a concorrência, a expectativa é de que a taxa cobrada pelo serviço diminua, o o que deve levar à queda do preço dos itens.