scorecardresearch ghost pixel



Estou negativado: posso ter a CNH e o passaporte apreendidos pelo STF?

A apreensão da CNH e do passaporte de negativados divide opiniões no STF e pauta volta a ser discutida. Entenda os argumentos dos dois lados.



O Supremo Tribunal Federal (STF) discute se é ou não constitucional apreender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como o passaporte de pessoas que estão negativadas. O assunto divide opiniões, ainda sem decisões sobre o tema. Entenda os argumentos.

Leia mais: Meu nome está sujo, posso abrir MEI? O que negativados podem esperar

A discussão ganhou novo fôlego em 2017. Mesmo depois de tantos anos, ainda depende de decisão. O Partido dos Trabalhadores (PT) pediu a anulação do inciso IV do artigo 139 do Código de Processo Civil, que permite ao juiz tomar medidas coercitivas para garantir o cumprimento de ordens judiciais, a exemplo do pagamento de dívidas.

CNH e passaporte de negativados podem ser apreendidos?

Os juízes do STF têm opiniões diferentes sobre a pauta que envolve a apreensão do passaporte dos negativados. Para alguns deles, a apreensão do documento é ilegal.

Por outro lado, muitos juízes do STF defendem que a medida é justa sobre a retenção da CNH até o pagamento da dívida e que, por essa razão, deve ser aplicada para garantir o cumprimento das decisões judiciais.

Para os apoiadores da apreensão, tal medida pode acelerar o cumprimento das decisões por conta de todas as restrições provocadas aos cidadãos que ficam sem a CNH.

Ou seja, seria mais uma maneira de evitar que as pessoas negativadas prolonguem a situação de devedores e busquem meios de acabar de vez com as dívidas, ao resolver as pendências.

Lado contrário

Mas alguns juízes apontam que a apreensão da CNH pode ferir o direito de ir e vir. No caso do passaporte, fere a possibilidade de a pessoa sair livremente do país. Os dois direitos estão garantidos na Constituição Federal, de 1988.

Uma nova análise começou no mês de fevereiro e busca ter uma definição sobre o assunto. Para tanto envolve a Advocacia-Geral da União, da Procuradoria-Geral da República e da Associação Brasileira de Direito Processual.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário