Na última sexta-feira, 3 de janeiro, Elon Musk fez um anúncio que muitos usuários da rede do passarinho azul aguardavam há anos. De acordo com o empresário, o Twitter vai finalmente começar a pagar os influenciadores que geram engajamento com seus microblogs. Entretanto, a festa virou um enterro com uma condição imposta pela empresa.
Leia mais: Verificado com desconto? Twitter faz promoção de selo de verificação azul
Como o Twitter pagará os influenciadores?
Conforme o próprio Elon Musk, influenciadores receberão uma fatia da receita do Twitter com anúncios. Os usuários mais ativos da rede social do passarinho azul já devem ter percebido que publicidade passou a aparecer dentre as respostas de um tópico. É o valor destes anúncios que cairá na conta dos influenciadores.
O esquema é similar ao do YouTube, que dá parte do lucro dos anúncios que aparecem no início dos vídeos aos criadores de conteúdo.
Até aí, tudo bem. É algo que influenciadores do Twitter sempre brigaram para ter. Entretanto, a condição que Elon Musk impôs para que os creators estejam aptos a receber pelos anúncios criou revolta.
Para receber o dinheiro…
Os influenciadores devem estar inscritos no Twitter Blue. Este tipo de conta na rede social dá direito ao tão desejado selinho azul de verificação e a outras funcionalidades do microblog. A mensalidade sai por US$ 8 dólares.
Esta necessidade de ter que pagar para receber a monetização causou estranheza. Afinal, o YouTube não exige tal requisito de nenhum dos criadores de conteúdo – sejam eles grandes ou pequenos.
Além disso, vale lembrar que a assinatura do Twitter Blue causou uma baita dor de cabeça para a rede social. À medida em que qualquer um poderia ser “verificado”, contas fake de empresas e celebridades começaram a se passar pelos verdadeiros, levando a graves consequências.
É o caso da farmacêutica Lilly. Uma conta fake, porém “verificada”, anunciou que a empresa deixaria de cobrar pela insulina que vende. Mesmo a informação sendo falsa, fez com que as ações da companhia despencassem do dia para a noite.
Fase de testes
Muita coisa ainda está por vir. Elon Musk não deu detalhes de como a rede social vai lidar com esta novidade. Também não foram discutidos formas de pagamento, porcentagem compartilhada com os criadores de conteúdo, nem número de visualizações necessárias para monetizar.